Rose Ferreira
A Secretaria de Estado da Governança Corporativa de Alagoas é a mais nova pasta certificada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o nível de maturidade Bronze 3. Até o momento, três secretarias e quatro órgãos da administração indireta do Estado já receberam o resultado da avaliação, que tem como base o Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG).
Sob o direcionamento estratégico do governador Paulo Dantas, todas as secretarias de Estado e os órgãos da administração indireta se submeteram à avaliação do IMGG, um modelo internacional de excelência, com diretrizes bem estabelecidas. A certificação de entes públicos pelo MGI demonstra a busca por práticas de gestão mais eficazes, refletindo em processos mais ágeis, seguros e com menor burocracia.
O certificado, assinado pela diretora de Transferências da União, Regina Lemos, foi recebido com orgulho pelos servidores da secretaria, que trabalharam de forma integrada para documentar, revisitar processos, realizar adequações necessárias e preencher o instrumento avaliativo que mede a pontuação geral dos órgãos públicos do país numa escala que vai até 100 pontos.
Para aplicação do instrumento, foi criado um comitê interno de governança e gestão, composto por quatro servidoras - Aline Sampaio, assessora do Controle da Qualidade; Karina Gomes, chefe de gabinete; Regineide Mota, superintendente de Finanças e Contabilidade; e Fabrícia Casado, gerente de Valorização de Pessoas. O grupo se reúne periodicamente para avaliar o cumprimento dos critérios do IMGG, apresentar medidas implementadas e debater soluções eficazes para possíveis dificuldades.
Para a secretária da Governança Corporativa de Alagoas, Poliana Santana, o reconhecimento nacional atesta que o estado está no caminho certo. “Desde que entrei no setor público, já conseguimos quatro prêmios de qualidade, além de certificações da ISO 9001, então a certificação Bronze 3 veio somar e ratificar que tudo que aprendi no setor privado está sendo bem aplicado para a qualidade da gestão pública”, salienta a secretária.
O nível de maturidade obtido pela Governança de Alagoas é o segundo melhor, em uma escala que vai até o nível 4. “Por ter sido nossa primeira aplicação, não tínhamos ainda um conhecimento aprofundado do instrumento, mas o feedback recebido tem nos auxiliado a fazer os ajustes necessários para atendimento ao modelo, permitindo-nos submeter uma nova aplicação em breve, em busca do nível mais alto”, explica Aline Sampaio, integrante do comitê gestor.
Governança em Alagoas
Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a ter uma Secretaria de Governança Corporativa. As práticas de Governança existem no Estado desde 2015, mas foi em 2022 que foi criada a secretaria, por meio da Lei Delegada nº 48. Anteriormente, era uma coordenadoria ligada ao Gabinete do Governador.
O propósito da Governança Corporativa é direcionar, incentivar, monitorar e avaliar as secretarias. Assim, o governador Paulo Dantas define as diretrizes estratégicas para o estado, e a Governança as dissemina, desenvolvendo o modelo de monitoramento e incentivando para que as metas traçadas no plano sejam alcançadas.
Ascom Governança
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.