Reforço de português, matemática, oficinas de música, pastoril, percussão, balé, jiu-jitsu, gincana e, daqui por diante, aulas de informática. A novidade chegou nesta sexta-feira (11) para 128 crianças em situação de vulnerabilidade, com idades de 4 a 13 anos, atendidas pelo projeto social Movimento Dando as Mãos, no coração do Vale do Reginaldo, em Maceió, a partir de uma doação de sete computadores pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).
Os equipamentos são oriundos de processos de renovação do órgão que, após substituição, doa para instituições credenciadas. “Com essa ação, o MPAL mais uma vez cumpre seu papel com a sociedade alagoana. Muitas dessas crianças nunca tiveram acesso a um computador e, agora, terão aulas e poderão conhecer outras possibilidades de aprendizado”, ressaltou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Capital e que representou o MPAL no ato de entrega.
A presidente do Movimento Dando as Mãos, Ana Cláudia Costa, agradeceu ao órgão ministerial pela doação dos computadores. “Serão de grande importância para as crianças. Vamos possibilitar aulas de informática e deixá-las mais próximas do mundo digital”, acrescentou.
As 128 crianças atendidas ficam no local no turno oposto ao das aulas na escola onde estudam. Na instituição, além de reforço escolar e oficinas de arte, música e cultura, elas fazem refeições. Em algumas ocasiões, também são levadas ao cinema, shopping, teatro, exposições artísticas, museus e zoológico.
“Isso faz com que elas criem sonhos, vejam o mundo de outra maneira, entendam que existem outras realidades que elas podem alcançar”, lembrou a atual vice-presidente, Branca Rosa Silveira de Mendonça Fragoso, que é uma das fundadoras do projeto, criado há mais de 31 anos por iniciativa de um grupo de amigas da igreja católica.
“Nós começamos aqui embaixo de uma árvore, não tínhamos local e fazíamos corte de cabelo e orientações sobre higiene pessoal. Cada uma fazia o que podia. Começamos com doações, outras pessoas foram aderindo de forma voluntária e o projeto foi crescendo”, narrou dona Branca Rosa Silveira.
Além do Vale do Reginaldo, o Movimento Dando as Mãos tem outra unidade no bairro do Feitosa, também em Maceió. O trabalho funciona por meio de doações e voluntariado.
Ascom MPAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.