Josenildo Törres
As unidades Trapiche e Via Expressa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió passarão por dedetização neste sábado (12) e, com isso, a captação de doadores de sangue ocorrerá das 7h às 12h. Mas durante o período de dedetização o fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades irá ocorrer normalmente para atender os pacientes internados e que precisam de transfusões sanguíneas.
Já no interior do Estado, a Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca irá funcionar normalmente, em seu horário convencional, das 7h às 17h. O serviço está localizado na rua Floriano Peixoto, próximo à Escola Alternativa.
Segundo o supervisor administrativo do Hemoal, Marcelo Casado, a dedetização é necessária para evitar o surgimento de insetos na unidade, garantindo a comodidade dos servidores e dos candidatos à doação de sangue. “A medida é preventiva e, por meio dela, asseguramos que as Unidades Trapiche e Via Expressa do Hemoal Maceió atuem em conformidade com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", justifica.
Critérios
Para doar sangue, além de ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, os voluntários devem estar bem de saúde, alimentados e usando máscara. No caso dos candidatos à doação de sangue acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente.
No caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses no caso dos homens e três com relação às mulheres. Quanto aos voluntários que se infectaram com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.
Ascom Hemoal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.