Yasmin Henrique
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) realizou, na sexta-feira (11), a primeira reunião preliminar para discutir a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio 2026-2036. O encontro, que contou com a presença da secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, marcou o início oficial dos trabalhos da Comissão Gestora do Plano, com o objetivo de fortalecer a articulação entre os membros e organizar as etapas que irão compor o processo participativo de construção do novo documento.
Titular da Seduc na comissão gestora do PEE 2026-2036, Alexsandra Rodrigues da Costa destacou a importância desse primeiro momento como um passo fundamental para garantir a integração entre os membros da comissão e o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos dois anos.
“Foi o pontapé inicial. Nosso objetivo é alinhar estratégias e debater os próximos encontros que acontecerão em Alagoas”, afirmou.
A condução do encontro ficou sob a coordenação de Juliano Brito, representante do Fórum Estadual de Educação. Ele explicou que esta é a primeira etapa de uma mobilização que envolve a criação de subcomissões e a articulação com os municípios para a construção dos planos municipais de educação.
“Esse é um movimento que tem origem no Ministério da Educação, por meio da SASE [Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino], e visa orientar os estados e municípios a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE)”, explicou Brito.
Nos próximos meses, o grupo dará continuidade às discussões técnicas e políticas para definir metas, estratégias e prioridades da Educação em Alagoas para a próxima década. O processo será realizado de forma colaborativa, com a participação de instituições representativas da Educação Básica e Superior, além da sociedade civil.
Plano Nacional de Educação
O PNE é um documento que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira por um período de dez anos, com o objetivo de garantir o direito à Educação de qualidade. O plano atual, instituído pela Lei nº 13.005/2014, teve sua vigência prorrogada até 31 de dezembro de 2025.
O PNE é um instrumento fundamental para o planejamento e a execução da política educacional no Brasil, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino. Ele estabelece metas e estratégias para áreas como educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, entre outras.
Ascom Seduc
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.