Em dez anos, muita coisa mudou na arte de se vestir, mas uma característica da moda permanece inabalável: seu poder de comunicar através daquilo que vestimos. É exatamente esse potencial expressivo que o projeto Moda e Comunicação, vinculado ao curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), celebra com a exposição fotográfica ‘Moda e Comunicação: uma década de expressão’.
Com abertura marcada para a terça-feira (15), no Maceió Shopping, a mostra convida o público a percorrer a trajetória construída ao longo de uma década de experiências, criações e formação de talentos no cenário da moda alagoana.
A exposição é resultado de uma série de desfiles realizados em maio deste ano, já como parte das comemorações pelos 10 anos do projeto. As produções apresentadas são assinadas por 23 marcas criadas por ex-alunos do curso, demonstrando a conexão entre ensino, criatividade e empreendedorismo. Para a professora e coordenadora da ação, Lili Menezes, a mostra representa não apenas o fortalecimento do projeto e da universidade, mas também uma forma concreta de aproximar os estudantes do mercado da moda em Alagoas.
“A produção foi bastante complexa. Cada marca teve seu próprio conceito, identidade, modelos, cabelo e maquiagem personalizados. Quando as pessoas pensam em moda, geralmente, pensam no estilista, no designer. Mas o produtor de moda, que é quem constrói imagens e organiza todo esse processo, ainda é pouco conhecido. Então, também era uma forma de mostrar o papel e a importância desse profissional”, afirmou a coordenadora.
Lili também reforçou que a exposição homenageia o curso, que já formou inúmeros profissionais que hoje movimentam o setor no estado. Como idealizadora do projeto, ela afirma sentir orgulho ao ver que aquilo que começou como um sonho se transformou em um agente de transformação na vida de tantas pessoas.
“Quem está nesse meio da moda sabe que a gente trabalha com sonhos o tempo inteiro. Quando criei o projeto, o cenário da moda alagoana era promissor, mas ainda pouco explorado, principalmente, em termos de identidade local. O curso e o projeto vieram com o propósito de valorizar nossa cultura, nossos materiais, nossos artesãos e paisagens. Ver esse reconhecimento, tanto do curso quanto do projeto, é motivo de muito orgulho.”, concluiu a professora.
A exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de julho, no Maceió Shopping. A entrada é gratuita. Não perca a chance de prestigiar a força expressiva da moda local e refletir sobre como tecidos, cortes e cores transmitem mensagens tão poderosas quanto palavras.
Sobre o projeto Moda e Comunicação
Criado em julho de 2015, o projeto Moda e Comunicação já envolveu diretamente 51 alunos da Escola Técnica de Artes da Ufal. A iniciativa, coordenada pela professora Lili Menezes, tem como missão articular moda e mídia, produzindo conteúdo com enfoque crítico e criativo para plataformas digitais e veículos locais.
Ao longo de sua trajetória, o projeto também organizou e participou de eventos, minicursos, oficinas e ações sociais, promovendo o diálogo entre o setor produtivo, a academia e o público interessado na moda enquanto linguagem, mercado e expressão cultural.
Serviço
Exposição Fotográfica Moda e Comunicação: uma década de expressão
Quando: de 15 a 31 de julho
Onde: Maceió Shopping, localizado naAvenida Comendador Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras, Maceió.
Entrada: gratuita
Ascom Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.