OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de julho de 2025

Notícias

14/07/2025 às 18:16

Alagoas vai ampliar o trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira

Equipe reunida na Secretaria estadual de Educação Equipe reunida na Secretaria estadual de Educação

Na manhã da última quarta-feira (10/07), representantes da educação do estado se reuniram com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira para discutir políticas públicas para a educação básica, na sede da secretaria de Educação do estado (Seduc), em Maceió. Além de representantes da secretaria, estiveram presentes a reitora honorária Ana Dayse Dorea, coordenadora da Cátedra em Alagoas, o assessor de Intercâmbio Internacional José Niraldo e professores da Universidade.

A iniciativa dos estudos avançados da USP/Ribeirão Preto, representada pelo coordenador, professor Mozart Neves, reitor honorário da UFPe, que atua no desenvolvimento e melhoria na qualidade de ensino dos anos iniciais da rede municipal de diversas cidades do país, já trabalha em parceria com dez cidades alagoanas há três anos. Com o intuito de ampliar seus trabalhos, a Cátedra escolheu Alagoas como o primeiro estado a colaborar diretamente com a rede estadual de ensino. "É uma experiência importante para a qualidade da educação, por promover colaboração entre as redes estaduais e municipais, e com isso certamente vamos aprender muito e melhorar ainda mais a qualidade de educação do estado de Alagoas” afirmou o professor.

O professor Mozart Neves, que tem vasta experiência no campo da educação, apresentou a iniciativa com trabalhos já desenvolvidos, além de trazer exemplos de municípios alagoanos para explicar a metodologia utilizada. O trabalho é feito a partir de cinco indicadores que são transformados em gráficos, que permitem diagnosticar a situação da educação nas escolas e encontrar seus possíveis problemas. Ele ressaltou a importância da colaboração entre escolas para uma evolução ainda mais célere e eficaz, exaltando Alagoas como potencial para esse desenvolvimento.

A professora Ana Dayse Dorea deu continuidade, apresentando uma proposta dividida em três eixos, para reduzir a desigualdade educacional e melhorar a aprendizagem. A proposta é analisar e interpretar os dados obtidos, focar na redução das desigualdades em matemática e educação antirracista, a partir de formações on-line para as gerências e promover formações presenciais para os gestores escolares, com auxílio da inteligência artificial.

Ao final, o professor Mozart Neves entregou um relatório com os dados coletados, para a reitora honorária da Ufal, professora Ana Dayse Dorea, e para a secretária Executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os municípios, Sueleide Barbosa Duarte, marcando o início da parceria.

Ascom Ufal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.