Uma barbearia situada no município de Penedo (AL) se consolidou como exemplo de empreendedorismo no estado. Com apoio do Crediamigo, programa de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB), a Wago Barbearia, que antes operava em um simples cômodo de casa, passou a contar com um estabelecimento próprio, aperfeiçoando o atendimento e inovando os serviços oferecidos, com a criação até de um clube de assinaturas.
Mediante o financiamento adquirido com o Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio. O estabelecimento passou a contar com recepção estruturada e logo gerou quatro empregos formalizados. Segundo o empreendedor e proprietário do negócio, Wagnner de Andrade, o apoio do BNB foi fundamental tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o sucesso do empreendimento, resultando em aumento de 35% no número de clientes desde a contratação do programa.
Microcrédito
O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil, operado pelo Banco do Nordeste. Seu foco é apoiar pequenos empreendedores, formais e informais, com crédito acessível e acompanhamento na aplicação dos recursos. O atendimento é realizado por agentes de microcrédito que visitam os clientes, oferecendo orientações que contribuem para a sustentabilidade e o fortalecimento dos negócios.
De acordo com o gerente de negócios do programa em Alagoas, Alexandrys Almeida, o Crediamigo oferece uma “combinação de crédito acessível e orientação, ajudando os clientes a superar todos os possíveis obstáculos e a realizar sonhos junto com o sucesso do empreendimento”.
Evolução
“Começamos a estudar, evoluir e buscar o crescimento negocial. Participei de capacitações com profissionais reconhecidos nacionalmente e ofereci cursos para barbeiros da minha cidade e de toda a região. Hoje recebemos cerca de 200 clientes por semana”, relembra Wagnner, o proprietário da barbearia.
Inspirado em um serviço que tem se tornado tendência de inovação entre os empreendimentos do ramo, a Wago Barbearia passou a oferecer um plano de assinatura para clientes, o Wago’s Club. O serviço, além de atender os consumidores, promove encontros com profissionais e com pessoas interessadas em abrir ou melhorar o próprio negócio, desenvolvendo a evolução de quem planeja investir e fomentar o desenvolvimento local.
Trajetória
Wagnner conta que a ideia de iniciar um empreendimento surgiu da necessidade de lidar com as despesas crescentes de casa. “No começo, nem imaginava que um dia seria barbeiro. Com minha esposa, dois filhos e as despesas crescendo, meu antigo trabalho já não era suficiente. Vi na barbearia uma possibilidade”, explica.
Com ajuda de amigos e familiares, o microempreendedor ingressou em um curso profissionalizante e iniciou a busca por oportunidades em diversas barbearias de sua cidade. Sem sucesso, optou por investir em seu próprio negócio, mesmo diante das incertezas. Inicialmente, sem nome ou estrutura, o empreendimento nasceu em um dos quartos de sua casa.
Foi quando Wagnner conheceu o Crediamigo, por meio de um cliente da barbearia, que o incentivou a contratar o financiamento. Visando expandir os negócios, o empreendedor formou um grupo para realizar a contratação do crédito sem a necessidade apresentar garantia real, a partir do chamado aval solidário (uma das características do acesso ao crédito do programa), até adquirir autonomia para ingressar no financiamento individual e realizar a expansão do estabelecimento.
“Hoje, a Wago Barbearia é muito mais que um negócio. É uma missão de vida. É a prova de que com fé, visão e muito esforço, qualquer um pode sair do zero e construir algo extraordinário”, conclui.
Papel social
Para o gerente de negócios Alexsandrys Almeida, o programa impacta na difusão de oportunidades para quem quer iniciar a empreender. “Para além da promoção de igualdade e da melhoria da qualidade de vida dos clientes, o Crediamigo também atua na inclusão socioeconômica e na redução da pobreza e da desigualdade”.
“Casos como o de Wagnner aumentam nossa credibilidade, confiança e a divulgação boca a boca, que é importante por partir do próprio cliente, que relata sua evolução e experiência positiva com o microcrédito. Ao identificar casos de sucesso como esse, ficamos com a certeza de que estamos no caminho certo, cumprindo o papel social de nossa instituição”, reforça o gerente.
Ascom Banco do Nordeste
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.