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Maceió/Al, 16 de julho de 2025

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14/07/2025 às 18:22

Barbearia de Penedo inova o mercado da região com apoio do Crediamigo do Banco do Nordeste

Com apoio do Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio Com apoio do Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio

Uma barbearia situada no município de Penedo (AL) se consolidou como exemplo de empreendedorismo no estado. Com apoio do Crediamigo, programa de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB), a Wago Barbearia, que antes operava em um simples cômodo de casa, passou a contar com um estabelecimento próprio, aperfeiçoando o atendimento e inovando os serviços oferecidos, com a criação até de um clube de assinaturas.

Mediante o financiamento adquirido com o Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio. O estabelecimento passou a contar com recepção estruturada e logo gerou quatro empregos formalizados. Segundo o empreendedor e proprietário do negócio, Wagnner de Andrade, o apoio do BNB foi fundamental tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o sucesso do empreendimento, resultando em aumento de 35% no número de clientes desde a contratação do programa.

Microcrédito


O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil, operado pelo Banco do Nordeste. Seu foco é apoiar pequenos empreendedores, formais e informais, com crédito acessível e acompanhamento na aplicação dos recursos. O atendimento é realizado por agentes de microcrédito que visitam os clientes, oferecendo orientações que contribuem para a sustentabilidade e o fortalecimento dos negócios.

De acordo com o gerente de negócios do programa em Alagoas, Alexandrys Almeida, o Crediamigo oferece uma “combinação de crédito acessível e orientação, ajudando os clientes a superar todos os possíveis obstáculos e a realizar sonhos junto com o sucesso do empreendimento”.

Evolução


“Começamos a estudar, evoluir e buscar o crescimento negocial. Participei de capacitações com profissionais reconhecidos nacionalmente e ofereci cursos para barbeiros da minha cidade e de toda a região. Hoje recebemos cerca de 200 clientes por semana”, relembra Wagnner, o proprietário da barbearia.

Inspirado em um serviço que tem se tornado tendência de inovação entre os empreendimentos do ramo, a Wago Barbearia passou a oferecer um plano de assinatura para clientes, o Wago’s Club. O serviço, além de atender os consumidores, promove encontros com profissionais e com pessoas interessadas em abrir ou melhorar o próprio negócio, desenvolvendo a evolução de quem planeja investir e fomentar o desenvolvimento local.

Trajetória


Wagnner conta que a ideia de iniciar um empreendimento surgiu da necessidade de lidar com as despesas crescentes de casa. “No começo, nem imaginava que um dia seria barbeiro. Com minha esposa, dois filhos e as despesas crescendo, meu antigo trabalho já não era suficiente. Vi na barbearia uma possibilidade”, explica.

Com ajuda de amigos e familiares, o microempreendedor ingressou em um curso profissionalizante e iniciou a busca por oportunidades em diversas barbearias de sua cidade. Sem sucesso, optou por investir em seu próprio negócio, mesmo diante das incertezas. Inicialmente, sem nome ou estrutura, o empreendimento nasceu em um dos quartos de sua casa.

Foi quando Wagnner conheceu o Crediamigo, por meio de um cliente da barbearia, que o incentivou a contratar o financiamento. Visando expandir os negócios, o empreendedor formou um grupo para realizar a contratação do crédito sem a necessidade apresentar garantia real, a partir do chamado aval solidário (uma das características do acesso ao crédito do programa), até adquirir autonomia para ingressar no financiamento individual e realizar a expansão do estabelecimento.

“Hoje, a Wago Barbearia é muito mais que um negócio. É uma missão de vida. É a prova de que com fé, visão e muito esforço, qualquer um pode sair do zero e construir algo extraordinário”, conclui.

Papel social


Para o gerente de negócios Alexsandrys Almeida, o programa impacta na difusão de oportunidades para quem quer iniciar a empreender. “Para além da promoção de igualdade e da melhoria da qualidade de vida dos clientes, o Crediamigo também atua na inclusão socioeconômica e na redução da pobreza e da desigualdade”.

“Casos como o de Wagnner aumentam nossa credibilidade, confiança e a divulgação boca a boca, que é importante por partir do próprio cliente, que relata sua evolução e experiência positiva com o microcrédito. Ao identificar casos de sucesso como esse, ficamos com a certeza de que estamos no caminho certo, cumprindo o papel social de nossa instituição”, reforça o gerente.

Ascom Banco do Nordeste 

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