OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de julho de 2025

Notícias

15/07/2025 às 10:58

Já está disponível livro para educandos com Transtorno do Espectro Autista

Obra é de acesso gratuito e já está no site da Edufal Obra é de acesso gratuito e já está no site da Edufal

Livro Práticas Pedagógicas Inclusivas está disponível no site da UfalDados do Censo Escolar 2024, operacionalizado pelo Governo Federal, apontam que as matrículas para estudantes da educação básica com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentaram em 44,4%, chegando ao total de 918.877 estudantes. Pensando na relevância do assunto, a professora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Chrystiane Toscano, organizou o e-book Práticas Pedagógicas Inclusivas (PPI) para educandos com TEA.

A obra é de acesso gratuito e já está disponível para download no site da Edufal.

Clique aqui para acessar.

O livro é fruto de um curso formativo para professores de Educação Básica, coordenado por Chrystiane, e se refere às ações da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Devido à grande procura por parte dos profissionais da educação, o conteúdo foi transformado em e-book. A formação, que inicialmente ofertava 400 vagas, alcançou 1.200 inscritos em menos de 24 horas, o que motivou a criação de um material acessível e de ampla distribuição.

O projeto traz ideias colaborativas de mais de 560 profissionais da área. De acordo com a professora, a construção conjunta deste projeto é o seu diferencial, já que não existe um modelo procedimental padrão que funcione universalmente. “Esse livro permite ao professor visualizar práticas e estratégias aplicáveis. Muitas vezes, pela falta de acompanhamento, os professores seguem sozinhos. E o aluno com TEA exige o respeito a sua variabilidade comportamental”, afirma a educadora.

Chrystiane Toscano atua com crianças e adolescentes dentro do espectro autista desde 2009, por meio de projetos de pesquisa e extensão na Ufal. Para ela, a publicação deste trabalho representa uma oportunidade de ampliar o alcance das ações da universidade em todo o país. “Recebemos vídeos de cursistas de regiões ribeirinhas, de locais de difícil acesso. Saber que nossa universidade chega até lá e oferece formação a quem precisa é muito gratificante. Esses professores estão sedentos por esse tipo de conhecimento, que realmente faz diferença”, afirma Chrystiane.

A educadora aproveitou a oportunidade para divulgar mais uma edição formativa do Curso Práticas Pedagógicas Inclusivas para Educandos com TEA que terá edital de inscrição publicado no mês de agosto, desta vez, com ênfase para professores da educação infantil.

O edital de abertura será divulgado em breve nas redes oficiais da Ufal e tem vagas limitadas.

Ascom Ufal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.