OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de julho de 2025

Notícias

15/07/2025 às 15:20

MPAL tem três projetos classificados como semifinalistas do Prêmio CNMP 2025

Três projetos desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foram selecionados como semifinalistas do Prêmio CNMP 2025, uma das mais importantes premiações voltadas ao reconhecimento de boas práticas no Ministério Público brasileiro. São eles: o Aplicativo da Ouvidoria, o projeto Caminhos para uma Nova Liderança e o Sede de Aprender Nacional.

A lista com as 90 iniciativas semifinalistas foi divulgada pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), responsável pela avaliação das propostas. As iniciativas foram selecionadas entre 772 projetos habilitados a concorrer à edição deste ano.

As cinco iniciativas mais bem pontuadas em cada categoria e subcategoria seguiram para esta etapa. Agora, caberá à comissão julgadora classificar os projetos do primeiro ao quinto lugar. Os três primeiros colocados de cada subcategoria serão premiados em cerimônia marcada para o dia 10 de setembro, na sede do CNMP, em Brasília.

Lean Araújo, procurador‑geral de Justiça do MPAL, celebrou a conquista. “É motivo de imenso orgulho vermos nossos projetos reconhecidos entre os melhores do país. Cada iniciativa reflete o compromisso do MPAL com a inovação, a defesa da cidadania e a excelência na prestação jurisdicional e institucional”.

Prêmio CNMP 2025


O Prêmio CNMP tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuam para a concretização dos objetivos do Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e do Plano Nacional de Atuação Estratégica (PNAE), promovendo o aperfeiçoamento institucional por meio de práticas alinhadas aos desafios e demandas da sociedade.

A edição 2025 traz novidades, como a reorganização das categorias, agora divididas em: Atuação Finalística do Ministério Público, Atividade Administrativa e Categoria Especial. Entre os temas abordados pelas categorias estão inovação, direitos humanos, educação, segurança pública, governança, ouvidoria, entre outros.

A seleção de três iniciativas do MPAL como semifinalistas reforça o compromisso da instituição com a inovação, a cidadania e a excelência na atuação ministerial, consolidando-se como referência no cenário nacional.

Os projetos também passam a integrar o Banco Nacional de Projetos, plataforma criada pelo CNMP para compartilhar práticas bem-sucedidas com outras unidades do Ministério Público e a sociedade.

Ascom MPAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.