Nos primeiros seis meses de 2025, graças a uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foram recolhidas 8,4 toneladas de pneus inservíveis em borracharias e oficinas de Pebedo.
A coleta seletiva teve início em janeiro, com etapa mais recente realizada no último mês de junho, quando foram coletadas 2,8 toneladas.
A iniciativa tem como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, minimizar os casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, como chikungunya e zika vírus.
“A Secretaria vem realizando essa ação de coleta de pneus em pontos comerciais da nossa cidade, com o intuito não só de promover a limpeza urbana, mas também como uma estratégia de saúde pública. Com essa iniciativa, estamos evitando a proliferação do Aedes Aegypti e contribuindo com a preservação ambiental, já que o pneu leva cerca de 600 anos para se decompor no meio ambiente. Assim, evitamos a contaminação do solo e da água. Essa ação reforça nosso compromisso com o futuro, um futuro mais sustentável e com saúde para toda a população”, colocou o secretário de Meio Ambiente, Fagner Matias.
A população também pode solicitar o recolhimento de pneus diretamente na sede da Semarh, localizada na Av. Wanderley, 874, bairro Santa Luzia, ao lado da Gruta de Nossa Senhora de Fátima.
Para mais informações, o contato é (82) 99328-9017. Todos os pneus recolhidos são encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste.
Secom/Penedo
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.