OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de julho de 2025

Notícias

18/07/2025 às 18:08

Em ação integrada, MP e parceiros levam conscientização ecológica às escolas públicas de Murici

Em uma iniciativa conjunta com várias instituições, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), cerca de 400 alunos de escolas públicas do município participaram, nesta sexta-feira (18), de uma ação educativa voltada à preservação ambiental. O trabalho teve como foco crianças e adolescentes, que estão sendo sensibilizados sobre a importância da proteção dos recursos naturais e do papel de cada cidadão na construção de um futuro sustentável.

As atividades foram coordenadas pela Promotoria de Justiça de Murici, cuja titularidade é da promotora Ilda Regina Reis, e do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, coordenado pelo promotor Kleber Valadares. Foram parceiros a Prefeitura de Murici, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto SOS Caatinga, e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) que, inclusive, fez a doação de 200 mudas de árvores que serão plantadas nos próximos dias.

Ao longo da ação, estudantes participaram de palestras e bate-papos, assistiram vídeos e interagiram por meio de atividades práticas sobre temas como descarte correto de resíduos, conservação da fauna e flora, uso consciente da água e dos recursos naturais, mudanças climáticas e sustentabilidade. A proposta foi despertar, desde cedo, o senso de responsabilidade ambiental entre os jovens, tornando-os agentes multiplicadores em suas comunidades. O Enzo Gabriel da Silva, que estuda na Escola Municipal Juvenal Lopes, garantiu que o aprendizado de hoje será compartilhado: “Eu achei tudo muito legal. Aprendi que não podemos desmatar e nem fazer queimadas, que é proibido jogar lixo nas ruas, no mar e no rio e que os animais não podem ser maltratados porque, se não cuidarmos deles, entrarão em extinção. Com certeza vou chegar em casa e dividir com a minha família esses ensinamentos”, assegurou o estudante.

O papel do MPAL

A promotora de Justiça de Murici, Ilda Regina Reis, destaca que a iniciativa integra a atuação preventiva e educativa do Ministério Público na defesa do meio ambiente. “A proteção ambiental é uma das funções institucionais do MP, e esse trabalho de base, junto aos estudantes, é fundamental. Conscientizar as novas gerações é uma estratégia de longo prazo que fortalece o compromisso coletivo com a natureza e com a qualidade de vida”, afirmou ela.

“A ação reforça o compromisso interinstitucional com a educação ambiental, promovendo cidadania, sustentabilidade e participação ativa da sociedade na defesa dos bens naturais. O Ministério Público reitera que continuará fortalecendo iniciativas como essa, que unem informação, prevenção e transformação social”, acrescentou Ilda Regina Reis.

Já Kleber Valadares ressalta que a parceria com a prefeitura e os demais órgãos tem permitido que as ações tenham um caráter técnico e pedagógico, aproximando os alunos da realidade local, uma vez que os técnicos das instituições abordam, de forma acessível, os desafios ambientais da região e a necessidade de preservação dos ecossistemas naturais de Murici, como matas, rios e áreas de proteção permanente. “É essencial promover o contato direto das crianças e adolescentes com a temática ambiental. É na escola que muitas dessas discussões começam, e são esses jovens que vão decidir o futuro do planeta. Investir neles é garantir que as mudanças aconteçam de forma consciente e contínua”, disse.

Ascom MPAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.