OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de julho de 2025

Notícias

19/07/2025 às 11:49

Sefaz doa armários deslizantes para o Arquivo Público de Alagoas

Os equipamentos são utilizados para a guarda segura de processos e arquivos. Gabrielly Barreto Os equipamentos são utilizados para a guarda segura de processos e arquivos. Gabrielly Barreto

Luiza Guedes

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) transferiu bens patrimoniais ao Arquivo Público de Alagoas (APA), localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O órgão foi contemplado com dezenas de armários deslizantes com capacidade de armazenamento de milhares de documentos, fortalecendo a preservação e a gestão documental do Estado.

A equipe da secretaria esteve no APA na quarta-feira (17) para acompanhar de perto a instalação dos armários, que já estão montados e em pleno funcionamento, otimizando o espaço e a organização do ambiente.

Durante a visita, a secretária executiva de Gestão Interna da Sefaz, Kelly Freire, conferiu a instalação dos arquivos deslizantes e ressaltou a importância da iniciativa.

“Pude observar o resultado desse trabalho, que é essencial para assegurar a conservação e o acesso seguro à história do Estado. A Sefaz se orgulha em apoiar ações que fortalecem a organização e a memória pública”, afirmou.

Os equipamentos são utilizados para a guarda segura de processos e arquivos, essencial para preservar o patrimônio do Arquivo Público, que necessita desse mobiliário especializado. Foram doados oito conjuntos, totalizando 52 módulos de armários.

Para Eliza Pessoa, superintendente executiva Administrativa da Fazenda de Alagoas, a ação demonstra a visão integrada da secretaria. “A Sefaz está buscando otimizar o uso dos bens patrimoniais, evitando o desperdício e garantindo que sejam utilizados da melhor forma possível. Entendemos, assim, que o mobiliário doado pode servir bem mais hoje aos propósitos do Arquivo Público”, destaca.

Ela acrescenta que a iniciativa é uma forma de apoiar o Gabinete Civil (GC), ao qual o Arquivo Público é ligado, incentivando a parceria entre órgãos.

O acervo do APA é composto por mais de cinco milhões de documentos desde o início do século XVIII. Em decorrência de seu valor histórico e demanda contínua, os equipamentos entregues pela Sefaz também são essenciais para a sociedade alagoana, como relata Wilma Nóbrega, superintendente do Arquivo Público.

“A Sefaz, por meio da secretária Renata dos Santos, estará contribuindo consideravelmente para a otimização dos espaços e a garantia de guarda e conservação dos milhões de documentos já existentes e os demais que serão transferidos na medida em que a gestão documental for sendo realizada nos órgãos da administração direta e indireta do Estado. Somos gratos pela sensibilidade e importante parceria para darmos continuidade ao processo de difusão, dinamização e acesso aos documentos”, agradeceu.

A secretária executiva de Integração Política e Social do GC, Maria Clara Tenório, destacou a forma como a ação garante o direito à informação, fortalece a cidadania e preserva a história administrativa e cultural de Alagoas, representando um avanço importante para os órgãos e para a população.

“A doação dos armários deslizantes pela Secretaria da Fazenda ao Arquivo Público evidencia o valor das parcerias institucionais na promoção da memória, da eficiência e da transparência pública. Além de beneficiar a sociedade, a ação promove uma melhoria estrutural na instituição, com impactos diretos na organização, conservação e acesso ao acervo documental”, finaliza.

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.