OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de julho de 2025

Notícias

19/07/2025 às 14:17

Presidente do Instituto de Meio Ambiente, confirma participação no Congresso de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Gustavo Lopes. Divulgação Gustavo Lopes. Divulgação

Em menos de uma semana, ocorre em Belo Horizonte-MG, um dos principais eventos ligados ao meio ambiente no Brasil. Trata-se do VII Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O evento que terá como tema “As RPPNs no contexto da crise climática e da perda de biodiversidade”, será realizado no Minas Tênis Clube I, nos dias 22 e 23 de julho. Mais informações aqui:

Quem já confirmou presença é Gustavo Lopes, presidente do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas. O Congresso vai reunir também as principais lideranças brasileiras quanto o assunto é meio ambiente e os ecossistemas brasileiros; são eles: Mário Montovani, presidente da Fundação Florestal de São Paulo e diretor de Relações Institucionais na Associação Nacional Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA; Pedro Bruzzi Lion, superintendente da Funatura; Paulo Hartung, economista, presidente-Executivo da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores; Virgínia Camargos, bióloga, com mestrado e doutorado em Botânica pela UFV, é gerente de meio ambiente; Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Patricia Accioly Calderari da Rosa, gerente de Biodiversidade do Instituto Água e Terra; Lavínia Fragoso, promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de Alagoas, entre outros.

Estarão reunidos especialistas, gestores e ativistas, representantes de organizações não governamentais, agências governamentais e Ministério Público, fomentando um diálogo aberto e construtivo sobre os desafios e as oportunidades que as RPPNs oferecem. Tudo isso para impulsionar o debate sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e sua importância para a conservação ambiental e a biodiversidade, especialmente no contexto da COP2030.

O evento ocorre no ano em que o movimento RPPnista completa 35 anos de história “Minas Gerais é muito importante para as RPPNs, pois é o estado em que se concentra o maior número de reservas do Brasil - 399 RPPNs, protegendo mais de 117 mil hectares de florestas, campos rupestres e nascentes”, explica Jorge Velloso, superintendente da Fundação Biodiversitas, uma das organizadoras do evento.

O Congresso tem um caráter ainda mais especial neste ano, à medida que o mundo se volta para a Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP2030 representa uma oportunidade vital para que países e comunidades se unam em esforços coletivos para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e proteger os ecossistemas. Neste cenário, as RPPNs emergem como ferramentas fundamentais na preservação da biodiversidade e na mitigação das emissões de carbono, além de promover práticas sustentáveis.

“Nosso objetivo é fortalecer a rede de pessoas e iniciativas que atuam em prol da conservação através das RPPNs.A conservação começa com o exemplo, não adianta defender ideias no papel; é preciso agir, adquirir áreas, proteger espécies, envolver comunidades e persistir. A natureza brasileira precisa de defensores comprometidos e o Congresso é uma oportunidade única para compartilhar experiências, promover parcerias e ampliar o alcance das ações de preservação em um momento crítico para o nosso planeta”, destaca Velloso.

O VII Congresso é uma realização da Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural e da Biodiversitas.

Sobre as RPPNs:
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são áreas protegidas sob a gestão de proprietários privados, que se comprometem a conservar a flora e fauna local. Elas desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade, além de oferecer um espaço vital para a pesquisa e a educação ambiental.

Serviço:

VII Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Data: 22 e 23 de julho

Local: Minas Tênis Clube I – Belo Horizonte - MG

Fonte: Assessoria

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.