OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

22/07/2025 às 10:17

Educação Integral da Rede Estadual ganha destaque nacional com reconhecimento do MEC

Atualmente, quase 35 mil estudantes estão matriculados no ensino integral da Rede Estadual Atualmente, quase 35 mil estudantes estão matriculados no ensino integral da Rede Estadual

Yasmin Henrique

O Programa Alagoano de Ensino Integral/Ensino Médio (pALei Médio) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) foi selecionado como uma das Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral no Brasil. O reconhecimento foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (18) como parte do resultado preliminar da chamada pública do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal.

Entre as 734 iniciativas escolhidas em todo o Brasil, o pALei Médio se destacou como política pública consolidada no fortalecimento do ensino médio alagoano. A experiência será incorporada ao Mapa Nacional de Boas Práticas, com lançamento previsto para outubro.




Além da inserção no mapa nacional, o programa alagoano poderá participar da Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, marcada para os dias 1º e 2 de outubro na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, além de outras ações, como redes de troca e publicações especializadas.

Educação integral em Alagoas

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, celebrou a conquista. “É uma honra ver o trabalho das nossas escolas reconhecido nacionalmente. Essa conquista reafirma nosso compromisso com uma Educação Pública de qualidade, voltada para quem mais precisa e que valoriza o pertencimento e o potencial transformador da escola em tempo integral”, declarou.

O programa representa um marco na Educação Pública de Alagoas ao ampliar a jornada escolar, promover o desenvolvimento integral dos estudantes e garantir equidade territorial e justiça curricular. Com uma proposta pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o pALei prioriza os estudantes em situação de vulnerabilidade social, reafirmando a educação como instrumento de transformação.


Atualmente, 126 escolas na Rede Estadual ofertam o ensino integral e 34.898 estudantes estão matriculados na modalidade – dos quais 30.237 estudantes no ensino médio integral, distribuídos em 112 escolas. Um modelo que está em expansão desde 2015, quando a recém-inaugurada Escola Estadual Marcos Antônio, em Maceió, começou a ofertar a modalidade.

Segundo Erivaldo Valério, gerente especial de Fortalecimento da Educação em Tempo Integral e Complementar do Ensino Médio da Seduc-AL, o reconhecimento é fruto do esforço conjunto de escolas, gestores, professores e comunidades.

“O avanço das matrículas e a consolidação da iniciativa do programa 'Escola do Coração' em construir mais escolas de ensino integral demonstram o compromisso de Alagoas com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE). Em 2023, alcançamos 25,9% das matrículas do ensino médio em tempo integral, superando a meta mínima estabelecida pelo PNE. Isso reforça o papel do Estado como referência nacional na expansão da educação integral com equidade e protagonismo juvenil”, destacou.


Iniciativa MEC

O edital que reconhece as experiências inspiradoras do ensino integral é promovido pelo MEC em parceria com a UFMG, por meio do grupo de pesquisa Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia). A iniciativa visa mapear e valorizar práticas que contribuam para uma educação democrática e de qualidade em todo o país.

A lista preliminar com as experiências selecionadas já está disponível na página oficial da seleção (https://experienciaseduintegral.com.br/wp-content/uploads/2025/07/20250718_lista_eiei_resultado_preliminar.pdf) . O resultado final será divulgado no próximo dia 28 de julho.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.