Mary Landim
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) integra a programação do XI Encontro Nordestino de Arborização Urbana. O evento tem como objetivo tratar da temática relacionada aos desafios enfrentados com as mudanças climáticas.
A chefe de gabinete do órgão, Marianna Alverne, representou a autarquia estadual. A abertura do evento contou com a apresentação da bandinha de São José, da ONG Casa de Caridade, em Arapiraca.
Marianna Alverne destacou o quanto o cenário crescente de urbanização dos municípios nos obriga a refletir sobre a importância da arborização.
“Reforçamos o compromisso do IMA com os 102 municípios, oferecendo apoio técnico para todos, no que for necessário, para que possamos fortalecer a gestão da política pública ambiental em nosso estado”, frisou.
O município tem sido parceiro em diversas ações do órgão ambiental. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Arapiraca, Thomaz Wanderley, recordou que a cidade já sediou o Encontro das Unidades de Conservação, onde se localiza a Área de Proteção Ambiental (APA) da Jurema, a primeira APA municipal.
“Agora, fechamos o mês convidando o IMA para participar desse evento realizado em Arapiraca, que possui o selo Tree Cities of the World, do estado de Alagoas. É muito importante essa soma de esforços da prefeitura junto com o IMA em prol do meio ambiente do Agreste alagoano”, destacou.
O selo Tree Cities of the World é concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Arapiraca foi a primeira cidade do Nordeste a receber o reconhecimento e foi contemplada pelo segundo ano consecutivo, em 2025, pelos trabalhos realizados na proteção da biodiversidade.
O evento segue até o próximo sábado (26) e terá atividades com a participação de representantes de todo o país. No primeiro dia de ações, foi realizado o minicurso “Técnicas de Plantio e Manejo para Arborização Resiliente”, incentivando a educação ambiental e o plantio urbano de forma adequada. A atividade foi conduzida pelo coordenador do projeto Alagoas Mais Verde e consultor do IMA, Wictor Thomas.
A programação contará ainda com contribuição técnica do Instituto, por meio da oficina sobre poda corretiva, que será ministrada pela engenheira florestal e consultora ambiental do IMA/AL, Aline Lima; pelo coordenador do projeto Alagoas Mais Verde e consultor do IMA, Wictor Thomas; e contará com o suporte da estudante de engenharia florestal, Aline Lima.
O IMA reforça a importância de eventos como esse para ampliar as discussões sobre a importância de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.
Ascom IMA
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.