OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

24/07/2025 às 15:18

Sesau leva o Projeto Reorganização da Atenção Primária para Taquarana

Objetivo do Projeto Reorganização da Atenção Primária foi discutir e aprimorar as práticas da Atenção Primária à Saúde.  Divulgação Objetivo do Projeto Reorganização da Atenção Primária foi discutir e aprimorar as práticas da Atenção Primária à Saúde. Divulgação

Daniel Tavares

O município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, recebeu uma importante iniciativa promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com o objetivo de discutir e aprimorar as práticas da Atenção Primária à Saúde (APS). O Projeto Reorganização da Atenção Primária promoveu encontros na cidade, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), e abordou sobre os processos de trabalho e as decisões cotidianas no campo da assistência.

O projeto da Sesau levou capacitação para agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, e outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taquarana.

Durante os dois dias, as equipes participaram de discussões que abordaram a reestruturação da Estratégia de Saúde da Família, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do fortalecimento da Atenção Primária em Alagoas.

“Ela é a porta de entrada para o SUS [Sistema Único de Saúde] e deve ser vista como um ponto de referência e cuidado contínuo para a população. A Sesau tem se empenhado em oferecer formação e apoio constante aos profissionais da Atenção Primária dos 102 municípios, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para oferecer um atendimento de qualidade”, frisou o gestor da Sesau.

Durante a ação, especialistas e técnicos da Sesau falaram sobre as atribuições dos profissionais no contexto da Estratégia de Saúde da Família e abordaram a reorganização do processo de trabalho, que visa otimizar as ações nas unidades de saúde.

Além disso, os profissionais trabalharam com as equipes locais sobre a qualificação dos registros e o acompanhamento das ações realizadas, com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais eficaz e colaborativo. Para Gustavo Pontes de Miranda, é fundamental capacitar os profissionais para uma prática mais integrada e eficiente. “Queremos cada vez mais promover um diálogo sobre como podemos melhorar a prática diária, integrar as equipes e garantir que as decisões tomadas no campo da saúde sejam as mais assertivas e humanizadas possíveis, sempre em busca da melhoria da qualidade do atendimento à população”, afirmou o secretário.

Equipe Técnica

Esta edição do Projeto Reorganização da Atenção Primária contou com a participação do apoiador institucional da Gerência de Atenção Primária Sesau, psicólogo Samuel Conselheiro; da enfermeira e representante do Programa Mais Médicos em Alagoas, Roseane Mendonça; e do médico Rafael Morais, especialista em saúde da família e comunidade e apoiador institucional da Gerência de Atenção Primária da Sesau.

O evento teve, ainda, como facilitadores, o cirurgião dentista e apoiador da Sesau para a II Macrorregião de Saúde, Marcos André; além do fisioterapeuta Ernestino Veiga, que atua na Supervisão de Acompanhamento, Avaliação e Atenção à Saúde da Gerência de Atenção Primária da Sesau.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.