O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe no dia 31 de julho, às 18h, o lançamento do livro “Dos Orixás à Casa Grande: o (de)colonizar do axé nas decisões do Judiciário”, de autoria da pesquisadora e servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas, Isabelle Bordalo. A obra propõe uma leitura decolonial do Direito Antidiscriminatório, investigando como a colonialidade do poder ainda reverbera na forma como as religiões de matriz africana são tratadas nas decisões judiciais brasileiras.
Com uma abordagem que entrelaça Direito, Sociologia e Antropologia da Religião, o livro busca dar visibilidade às religiões afro-brasileiras, revelando como o Judiciário ainda reflete estruturas de opressão e invisibilização.
Isabelle Bordalo é mestra em Direito Público (Ufal), especialista em Direito Constitucional (Cesmac), graduada em Direito e atualmente cursa Artes Visuais. Foi professora de Direito Constitucional por mais de uma década, advogada e membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL. Com vasta experiência no universo jurídico e acadêmico, a autora convida o público a refletir os motivos de as religiões de matriz afro ainda enfrentam tamanha discriminação e o quanto isso influencia no sistema de Justiça.
O evento, aberto ao público, busca alcançar especialmente pesquisadores, operadores do Direito, ativistas de direitos humanos e todas as pessoas interessadas em compreender e enfrentar o racismo religioso. O lançamento também antecipa discussões que estarão presentes na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada em outubro deste ano, em Maceió.
O livro já está disponível para compra no site da Editora Dialética (link na bio do Instagram da autora: @isabellebordalo).
O Misa é um equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Receber o lançamento deste livro no Misa reafirma o nosso compromisso com a valorização das expressões afro-brasileiras e o combate a todas as formas de intolerância. É a cultura sendo ponte para a reflexão e a transformação social”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Serviço
Lançamento do livro “Dos Orixás à Casa Grande: o (de)colonizar do axé nas decisões do Judiciário”
Data: 31 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas – Misa
Rua Sá e Albuquerque, nº 275, Jaraguá – Maceió/AL Livro disponível para compra antecipada: @isabellebordalo
Ascom Secult
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.