OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

28/07/2025 às 18:09

Curso de Engenharia Civil da Ufal celebra 70 anos em destaque no cenário nacional

Cerimônia comemorativa será no dia 7 de agosto, no auditório do LCCV, no Campus A. C. Simões, a partir das 16h Cerimônia comemorativa será no dia 7 de agosto, no auditório do LCCV, no Campus A. C. Simões, a partir das 16h

As festividades em comemoração aos 70 anos de criação do curso de Engenharia Civil e da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) serão realizadas na quinta-feira, 7 de agosto, das 16h às 18h, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Programado para o dia 22 de maio, o evento precisou ser reagendado em razão das fortes chuvas registradas no período. A nova data do evento é aguardada com expectativa pela comunidade acadêmica do curso para celebrar as conquistas registradas ao longo de sete décadas.

A cerimônia contará com relatos sobre a história do curso, com o professor Severino Marques, apresentação de vídeo e entrega de certificados de agradecimento por categoria: coordenadores, professores aposentados, técnicos, estudantes e servidores técnicos-administrativos. As professoras Daysy Lira Oliveira Cavalcanti, Karoline Alves de Melo Moraes e Regina Câmara Lins são as integrantes da comissão organizadora da celebração das sete décadas do curso.

O diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), Vladimir Caramori, destaca que nesses 70 anos, a Escola de Engenharia se transformou no Ctec, uma das maiores unidades acadêmicas da Ufal, com 111 servidores, entre docentes e técnicos, e cerca de 1200 alunos. “Essa comemoração celebra a história dos cursos de Engenharia no estado de Alagoas, mas também é a própria celebração da história da Ufal. É uma história de prestação de serviços para a sociedade brasileira na formação de pessoas em alto nível, desde a atuação no ensino médio com ações de extensão como o Programa Paespe, até a pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. A base de tudo é a formação nos cursos de graduação em engenharia, que estamos celebrando”, enfatiza o diretor.

Ainda sobre ser um curso de referência de formação da área, Caramori complementa: “Ter nota 5 por três avaliações consecutivas, no curso de Engenharia Civil, é um marco! Mas não é uma nota 5 qualquer: o curso obteve a quinta maior nota do país, de um total de quase mil graduações avaliadas. Esse é um destaque relevante, mas o maior destaque está no sucesso dos egressos de todos os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Tecnologia, em qualquer ambiente de atuação profissional, seja na atuação no mercado de trabalho ou no ingresso nos principais programas de pós-graduação no Brasil e no exterior, sempre nas primeiras posições. Também merece destaque a atuação dos servidores e alunos em todos os níveis, em pesquisa de alto nível com impacto socioeconômico direto para o país”.

História e evolução

As reuniões para fundação da Faculdade de Engenharia tiveram iniciou em 1951, a partir da iniciativa de quinze engenheiros, tendo o Decreto 37.376, de 24 de maio de 1955, da Presidência da República, concedido a autorização para o funcionamento do curso de Engenharia Civil da escola de Engenharia de Alagoas.

O curso de Engenharia Civil da Ufal, até o semestre letivo de 2021.2, entregou à sociedade 2.553 engenheiros civis, que atuaram em todos os estados da Federação Brasileira, participaram da construção dos mais variados e, por vezes, emblemáticos projetos de engenharia, como a ponte Rio-Niterói e o primeiro Hospital de Pronto Socorro do Estado de Alagoas (atual HGE).

A engenharia civil disponibiliza produtos que atendem a algumas demandas da sociedade civil organizada, uma delas é a necessidade de moradia e sua respectiva infraestrutura de funcionamento, outra é a necessidade de movimentação de pessoas e cargas. A combinação dessas demandas gera um mercado que, segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), foi da ordem de R$ 325 bilhões em 2020.

Cabe destacar que essas demandas são necessidades básicas dos seres humanos, como é o caso da moradia e suas implicações na dignidade e segurança dos indivíduos e suas famílias, ou são estratégicas para o desenvolvimento regional e econômico, como é o caso das estradas e ferrovias que escoam produções agropecuárias e industriais, e das barragens que acumulam água para geração de energia.

“Mesmo com uma participação da ordem de 1% no mercado nacional, o estado de Alagoas necessita e merece um curso de Engenharia Civil em seu território para promover a infraestrutura básica necessária ao seu desenvolvimento e, consequentemente, à geração de riqueza, que por sua vez inicia um ciclo virtuoso de crescimento, onde o desenvolvimento gera riqueza e a riqueza demanda mais desenvolvimento, que gera mais riqueza e realimenta o ciclo”, destacou a professora Daysy Lira.

Na descrição sobre o curso, consta ainda que “considerando o conjunto fundamental de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do ensino, o curso desenvolve atividades formativas que envolvem conteúdos teóricos e práticos em vivências voltadas ao desenvolvimento das competências técnicas desejadas para um engenheiro civil. No tocante à pesquisa, oferta oportunidades em todas as áreas da Engenharia Civil e com os mais variados vieses, indo do foco em carreiras ao foco em produtos, passando pelas fases do ciclo de vida”.

A extensão também oferta oportunidades de crescimento à comunidade do curso e da unidade, pois entre as ações mantidas estão eventos técnicos e científicos periódicos, cursos de curta duração e o curso de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que atende, há trinta anos, alunos oriundos das escolas públicas.

Qualificação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Ufal objetiva contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico através da formação de profissionais habilitados para entender, desenvolver e difundir novos conceitos, técnicas e procedimentos inerentes ao campo da moderna Engenharia de Estruturas. Por meio de suas atividades de ensino e pesquisa, o programa almeja a preparação de engenheiros aptos para lidar com avançadas técnicas de análises e projetos estruturais, envolvendo recursos computacionais e novos materiais.

Referência em quatro áreas de engenharia

O Centro de Tecnologia abriga, além da Engenharia Civil, as graduações em Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Petróleo. A unidade acadêmica oferta quatro cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Engenharia Civil - Estruturas, Engenharia Química, Recursos Hídricos e Saneamento, e Materiais, todos com mestrado e doutorado.

“Localmente, formamos a base para o desenvolvimento do estado de Alagoas, pois sem engenharia não há desenvolvimento, mas também temos forte atuação em questões que mobilizam a sociedade de forma direta, como é o caso do afundamento do bairro Pinheiro e arredores. Em âmbito nacional e internacional, nossos egressos têm alcançado as melhores posições em cursos de pós-graduação e atuação marcante no sistema produtivo, tanto em empresas privadas quanto na gestão em órgãos públicos”, destacou o diretor Vladimir Caramori.

Ascom Ufal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.