Cerca de 250 estudantes de escolas públicas participaram, nesta segunda-feira (28), de uma palestra sobre racismo e suas consequências, realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A atividade foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e conduzida pelo juiz Vinícius de Araújo, que dialogou com os alunos sobre os impactos do racismo na sociedade e no cotidiano escolar.
Durante o encontro, o magistrado explicou conceitos como racismo estrutural, recreativo e injúria racial, abordando não só as consequências jurídicas, mas também os efeitos psicológicos para quem sofre ou pratica esses atos.
Vinícius destacou que na roda de conversa compartilhou sua experiência como juiz negro e ex-aluno de escola pública, buscando se conectar com a realidade dos estudantes.
"Foi uma experiência muito bacana, de troca e identificação", afirmou.
A juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, ressaltou que a proposta foi conscientizar sobre o racismo estrutural e estimular formas de enfrentamento no ambiente escolar.
Segundo a magistrada, a presença de um juiz negro no evento também teve o objetivo de gerar identificação e empoderamento entre os jovens. "Queremos promover justiça social por meio da educação e da representatividade", afirmou.
Estudantes destacam importância do debate
Equipe PCJE, juiz Vinicius Araújo e estudantes no Pleno do TJAL, nesta segunda-feira (28). Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
Para Milena Santos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, a palestra foi necessária e inspiradora. Ela destacou que muitas pessoas ainda sofrem preconceito e que exemplos como o do juiz mostram que é possível vencer obstáculos, independentemente da cor da pele.
Flávia Léticia Silva, do 1º ano da Escola Estadual Professor Édson Bernardes, também defendeu que o tema seja cada vez mais discutido nas escolas. "É importante conscientizar para evitar que o racismo se repita. Conversar é o primeiro passo para combater", disse a jovem.
A ação teve a participação de estudantes da Escola Estadual Professor Édson Bernardes, Escola Estadual Mário Broad, Centro Educacional Cyro Accioly, Escola Municipal Zumbi dos Palmares e Escola Municipal Antídio Vieira.
Ascom Esmal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.