OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

29/07/2025 às 12:03

Festival de Música de Penedo se prepara para mais uma edição na Europa

A edição 2025 do Festival de Música de Penedo (Femupe) na Europa já está com programação definida. O evento vai acontecer de 22 a 31 de agosto nas cidades de Vouzela, na região de Viseu, no norte de Portugal, e Baiona, no Sul de França. O Femupe já está no calendário dessas duas cidades europeias e propõe levar várias pautas de interesse mútuo: a questão do turismo, a divulgação da cidade de Penedo, incentivando essa relação cultural que esses locais têm com a nossa cultura alagoana e brasileira.

O Femupe é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro e Musicologia de Penedo (Cemupe), e envolve apresentações musicais, cursos livres, fóruns e palestras. O festival busca promover o intercâmbio entre culturas no universo musical. O coordenador-geral do evento é Marcos Moreira, docente do curso de licenciatura em Música, mas na edição da Europa, ele divide a coordenação com o maestro Pedro Serrano, em Portugal, e o percussionista Jair Mendes, na França.

Segundo Moreira, nessa mistura cultural, o Femupe promove intercâmbio e troca de saberes e conta com a parceria da Associação Comtradições, em Portugal, e Associação Timbodé, na França. “Nós estaremos lá [em Vouzela e Baiona] com toda a nossa equipe da Universidade Federal de Alagoas, divulgando a cidade de Penedo e divulgando também o Festival que acontece em outubro. O evento que acontece na Europa serve não só para divulgar o nosso país, no sentido Brasil e Europa, dessa relação intercâmbio, mas também para divulgar a edição principal do nosso festival, que acontece no mesmo de outubro, em Penedo, que este ano será de 23 a 25”, anunciou.

Em 2024, a edição europeia ocorreu em Lisboa e Vouzela, em Portugal, e em Bordeaux, na França. A edição de 2025 já está com tudo pronto. “Esse ano, vamos com um grupo de Sergipe, que pertence à Filarmônica Lira Carlos Gomes. É um septeto de metais e madeiras. E eles vão tocar a obra de Pixinguinha. Então nós estamos, na verdade, levando música brasileira, com oficinas de música brasileira, não só para os portugueses, mas também para os franceses. E os franceses vão ter aulas de percussão brasileira com o penedense Ualex Lima, que é um representante musical de Penedo na Europa. Então, a gente vai levar professores que fazem parte desses grupos musicais para divulgar a música brasileira e divulgar a cidade de Penedo também com empresas e profissionais que atuam no setor de turismo”, destacou Moreira.

Confira a programação da Europa:

Etapa Vouzela - Portugal

Dia 22 de agosto (sexta-feira)

15h - Abertura oficial

Mesa-redonda sobre Turismo e Cultura com o apoio do Município

Participação: agentes turísticos e representantes culturais de Vouzela.

Tema central: A criação de pontes culturais e turísticas luso-brasileiras.

16h - Momento musical

com Septeto da Lira Carlos Gomes (SE)

23 de agosto (sábado)

9h - Visita guiada aos monumentos turísticos de Vouzela

13h - Oficinas musicais

16h - Apresentações musicais informais nas ruas17h - “Sunset Musical” com gastronomia e música

Dia 24 de agosto (domingo)

Encerramento das atividades em Vouzela

Etapa Baiona – França

Dia 30 de agosto (sábado)

14h - Abertura oficial

Ensaios na Associação Timbodé18h - Mesa de intercâmbio

Professor Jair Mendes (Timbodé/Bordeaux)Professor Ualex Lima (Timbodé/Penedo)

Dia 31 de agosto (domingo)


10h - Atividades práticas percussivas

14h - Apresentação de Grupos percussivos

Comunidade em intercâmbio - evento percussivo Timbodé

18h - Encerramento do Femupe Europa 2025 pelas ruas da cidade

Evento em Penedo

Neste ano de 2025, o Femupe chega a sua 16ª edição e há 8 anos se firmou no calendário anual da cidade histórica às margens do Rio São Francisco. “São 16 anos de muita luta e dedicação para chegarmos até aqui, promovendo intercâmbio, encontros e troca de saberes. Uma iniciativa do nosso centro de pesquisa chamado Centro de Musicologia de Penedo, o Cemupe, resultado de uma parceria entre a Ufal e a Sociedade Montepio dos Artistas.

A etapa do Femupe em Penedo vai acontecer de 23 a 25 de outubro e o evento mais aguardado por moradores da cidade e da região do Baixo São Francisco, incluindo municípios sergipanos. A programação ainda não está fechada, mas já dá para anunciar algumas atrações. “Teremos mais de 15 cursos livres, com inscrições previstas para o mês de setembro; além da Mostra de Música Autoral, que a gente divulga os novos talentos alagoanos também no Festival de Música. E sem falar nas atrações nacionais, no cortejo afro que a gente sempre faz lá, no desfile de filarmônicas e apresentações de concertos, lançamento de livros, entre tantas outras atividades”, adiantou Moreira.

O Femupe vai promover um concerto especial em homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima, com a participação de três pianistas em Penedo. “Será um concerto belíssimo que vai acontecer entre as noites do festival. Nós teremos um cantor italiano, Sabino Martemuzzi, que vai fazer uma apresentação, além das outras atrações que já estão engatilhadas e que, em breve, vamos divulgar para toda comunidade alagoana”, anunciou o coordenador-geral do Femupe.

Para a realização do Femupe, Marcos destaca o empenho de vários parceiros e correalizadores. “Fazer um evento como o Festival de Música de Penedo não é fácil. Ele é totalmente gratuito e sem nossos correalizadores e parceiros – Sesc, Prefeitura de Penedo, Sebrae-AL, governo do estado e o deputado Paulão [deputado federal Paulo Fernando dos Santos] –, isso não seria possível”, finalizou Moreira.

Clique aqui

Ascom Ufal 

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.