OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

29/07/2025 às 12:51

Diretora-Executiva da Alurb visita feira sobre reciclagem em Curitiba(PR)

Representante da Alurb conhece práticas sustentáveis em Curitiba-PR. Ascom Alurb Representante da Alurb conhece práticas sustentáveis em Curitiba-PR. Ascom Alurb

Na última semana, a diretora-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Kedyna Tavares, conheceu novos projetos e aperfeiçoamentos para a capital alagoana. Kedyna Tavares foi à 12ª edição da Reciclação, uma feira voltada para o tema reciclagem e também para temas como saneamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, logística reversa e economia circular, realiza em Curitiba (PR).

Após a feira, Kedyna foi apresentada ao Programa Municipal de Compostagem, denominado "Com-pos-te Curitiba". A visita técnica ao pátio de compostagem em Caximba foi acompanhada pela engenharia ambiental Luiza Natalino, do Departamento de Limpeza Urbana da prefeitura de Curitiba. Durante a visita, a diretora conheceu a metodologia da entrega dos kits de composteiras domésticas com minhocas, para que a população seja estimulada a compostar em suas próprias residências.

"O projeto fomenta uma redução dos resíduos orgânicos encaminhados ao aterro sanitário atrelada a mudança de comportamento da população em relação aos seus resíduos sólidos. Promove, também, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo da matéria orgânica, a relação dos munícipes com a terra, o consumo consciente e o aproveitamento integral dos alimentos", disse Kedyna Tavares.

A prática da compostagem é uma das formas de mitigar os efeitos da emergência climática e de ajudar o meio ambiente. Ela é responsável por reduzir a quantidade de resíduos que, quando descartados, são enviados para aterros sanitários, além de transformar o resíduos orgânico gerado pelas pessoas em adubo natural.

Foto: Ascom Alurb


Foto: Ascom Alurb

Outro local visitado pela diretora foi a Fazenda Urbana, referência em inovação sustentável e inclusão social. O espaço é um exemplo de prática agrícolas sustentáveis no Brasil, elevando a conscientização sobre a importância da produção de alimentos de forma responsável e a conexão entre o meio rural e urbano.

Foi possível conhecer toda estrutura, passando por canteiros, estufas, central de compostagem, jardim de mel e o projeto Sacolão da Família que oferecem com frutas e verduras a preço mais baixo.

“São iniciativas como essa que buscamos para Maceió. Um espaço para promoção de técnicas agrícolas e de reflorestamento difundindo a agricultura sustentável e regeneração do ambiente urbano", contou a diretora.

Foto: Ascom Alurb


Foto: Ascom Alurb

Finalizando sua passagem pela capital paranaense, Kedyna visitou a Horta Comunitária, um exemplo de sustentabilidade e integração social, estimulando a produção de alimentos saudáveis e aproveitamento de espaços públicos.

“Eu sempre fui encantada com a ideia de agricultura urbana e as vantagens que ela pode trazer não apenas para alimentação, mas também para a convivência entre as pessoas em meio a natureza", concluiu Tavares.


Ascom Alurb

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.