OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

29/07/2025 às 18:50

Operação “Eletroalvo” recupera mais de 180kg de materiais furtados da rede elétrica da Equatorial em Maceió e Teotônio Vilela

Só este ano, operações de combate ao furto e receptação, já recuperaram cerca de 1.700kg de materiais de uso exclusivo na rede de distribuição da Concessionária Só este ano, operações de combate ao furto e receptação, já recuperaram cerca de 1.700kg de materiais de uso exclusivo na rede de distribuição da Concessionária

A Equatorial Alagoas, com o apoio da Polícia Militar, em mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica, realizou a operação Eletroalvo em Maceió e Teotônio Vilela. Como resultado da operação foram encontrados 180kg de materiais de uso exclusivo na distribuição de energia elétrica e os responsáveis pelas sucaterias encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos e os procedimentos cabíveis.

Em Maceió, a operação foi deflagrada na última sexta-feira (25) e vistoriou quatro sucateiras. Somente em uma delas, localizada no bairro Jacintinho, foram encontrados 135kg de cabos utilizados exclusivamente pela empresa, no fornecimento de energia elétrica. Já em Teotônio Vilela, técnicos da distribuidora vistoriaram dois estabelecimentos na manhã desta terça-feira (29) e em uma sucateira foram encontrados mais de 45kg de materiais de uso exclusivo da Concessionária.

Um levantamento da Distribuidora aponta que nos primeiros sete meses de 2025, a empresa já conseguiu recuperar mais de 1.700kg de cabos de uso exclusivo para o serviço de distribuição da energia elétrica em operações realizadas nos municípios de Maceió, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Santana do Ipanema e Teotônio Vilela.

A Equatorial Alagoas destaca que, sem a existência de compradores para o material obtido de forma ilícita, os crimes tendem a ser desestimulados. Por isso, a companhia tem adotado medidas estratégicas para interromper esse ciclo e contribuir com a quebra dessa prática na cadeia de furtos, para evitar que continue se estendendo para outros municípios nos próximos meses e garantir a segurança da população e do fornecimento de energia.

Fiscalização e comercialização


O furto de cabos e equipamentos da rede elétrica é configurado como crime e a comercialização dos materiais também. O furto desses equipamentos na rede elétrica pode acarretar graves acidentes. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta que essa prática impacta diretamente a sociedade, gerando interrupções no fornecimento de energia e atrasos em obras.

Canal de denúncia


As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 0196, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Ascom Equatorial Alagoas

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.