Eles separaram o lixo, reutilizaram a água, recolheram óleo usado e criaram pontos de coleta de pilhas. Com essas atitudes simples, os colaboradores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) mostraram que cada gesto conta quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Esse foi o espírito da campanha interna “Minha Atitude Transforma o Planeta”, que mobilizou mais de 20 colaboradores de diversos setores e revelou verdadeiros multiplicadores de boas práticas sustentáveis dentro e fora da empresa.
A iniciativa teve como objetivo estimular ações sustentáveis no ambiente corporativo e no dia a dia dos funcionários. A proposta era simples: gravar um vídeo curto para compartilhar comportamentos que contribuíssem para a preservação ambiental, mostrando que cada pessoa pode fazer a diferença com pequenas mudanças de hábito.
Ao todo, a campanha recebeu mais de 20 vídeos de colaboradores de diferentes setores, evidenciando o comprometimento da equipe com o meio ambiente e com os valores da empresa. No entanto, como reconhecimento pelo empenho, criatividade e rapidez na entrega dos conteúdos, os 20 primeiros vídeos validados foram premiados com brindes personalizados, como copos térmicos e canecas reutilizáveis.
Exemplos que inspiram
Entre os participantes, algumas ações se destacaram e mostraram que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. O colaborador Joacir Conceição, da supervisão de Apoio Institucional 2 (Supain2), na unidade do Benedito Bentes, criou o “Papa Pilhas”, um ponto de coleta feito de cano PVC reciclado para pilhas usadas, que, em seguida, serão encaminhadas para pontos de reciclagem especializados.
Segundo Joacir, as pilhas e baterias contêm metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem contaminar o solo e a água se descartados incorretamente. “Ao criar o "Papa Pilha", estou dando um destino adequado a esses resíduos, evitando danos ao meio ambiente e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo para construirmos um futuro mais limpo e saudável”, disse.
Já a assistente operacional Vilma Márcia instalou redutores de vazão em casa e no trabalho, promovendo economia de água sem comprometer a eficiência. Além desse comportamento em relação ao meio ambiente, o superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq), Júlio Balbino, compartilhou sua prática de coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha usado, evitando o descarte inadequado e incentivando colegas e vizinhos a fazerem o mesmo.
Vanessa Caldas, secretária da Superintendência de Engenharia (Sueng), relatou sua iniciativa de denunciar, em suas redes sociais, práticas irregulares de descarte de lixo em praias e áreas de mangue em Alagoas, contribuindo para a preservação desses importantes ecossistemas.
Ascom Casal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.