OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

31/07/2025 às 11:16

Nutricionista orienta sobre cuidados com antibióticos

O uso indiscriminado de antibióticos para tratar infecções bacterianas acaba afetando a flora O uso indiscriminado de antibióticos para tratar infecções bacterianas acaba afetando a flora

Maju Silva

O uso de antibióticos representa um dos maiores avanços da medicina moderna, sendo fundamental no combate a infecções bacterianas. No entanto, a automedicação e o uso indiscriminado desses medicamentos ainda são práticas comuns e perigosas no Brasil, inclusive em Alagoas.

Contudo, além de contribuírem para o aumento da resistência bacteriana, os antibióticos usados sem critério, comprometem o equilíbrio da microbiota intestinal, com reflexos diretos na saúde digestiva, conforme alerta o nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão, David Braga.

Embora os antibióticos tenham a função de eliminar bactérias causadoras de doenças, eles também podem afetar negativamente os microrganismos benéficos que habitam o intestino, responsáveis por funções vitais como a digestão, a síntese de vitaminas, a modulação do sistema imune e o equilíbrio do humor. "O uso sem orientação médica pode provocar um quadro de disbiose intestinal, caracterizado pelo desequilíbrio da flora intestinal", frisa David Braga.







Os sintomas mais comuns, segundo o nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão, incluem inchaço abdominal, constipação,

diarreia, baixa imunidade e maior predisposição a processos inflamatórios. Outro impacto preocupante é o avanço da resistência bacteriana, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções antes simples de tratar estão se tornando cada vez mais difíceis de controlar, colocando em risco a eficácia de tratamentos consagrados.



Orientações Além de fazer uso de antibióticos mediante prescrição médica, após usá-los é necessário cuidar da alimentação, que se torna uma importante aliada na restauração da flora intestinal. Por isso, o nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão destaca que os alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural, kefir e kombucha, ajudam a repovoar o intestino com bactérias benéficas, enquanto que os prebióticos encontrados na banana verde, aveia, alho, cebola e vegetais variados, funcionam como "alimento" para esses microrganismos, favorecendo sua multiplicação.





“O suporte nutricional é essencial nesse processo. Após o uso de antibióticos, é preciso estimular a regeneração da microbiota por meio de uma dieta equilibrada, rica em fibras, líquidos e compostos bioativos que favoreçam o bom funcionamento intestinal e a imunidade”, orienta o nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão, David Braga.









Automedicação: um risco evitável



Deste modo, a recomendação é clara: ao apresentar sinais de infecção, procure sempre um profissional de saúde. Apenas o médico pode avaliar a real necessidade de antibióticos e prescrever o tratamento adequado.



Finalizada a etapa medicamentosa, o nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão orienta que o acompanhamento nutricional contribui de forma decisiva para a recuperação e prevenção de complicações. “Promover a conscientização sobre o uso racional de medicamentos e valorizar a nutrição como ferramenta de cuidado são passos fundamentais para preservar os avanços da medicina. O uso racional também fortalece a saúde coletiva e garante mais qualidade de vida à população", pontua David Braga.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.