O investidor estrangeiro movimentou R$1,4 trilhão em ações no mercado brasileiro à vista durante o primeiro semestre de 2025. A quantia equivale ao PIB de países como República Tcheca e Nova Zelândia, e 12% do PIB brasileiro. O levantamento inédito foi realizado por meio dos dados únicos da plataforma Datawise +, solução da B3 e da Neoway, que utiliza metodologias próprias para a classificação dos perfis de investidores.
Os principais ativos negociados neste período foram Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4). Na sequência, aparecem B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Ambev (ABEV3), Petrobras (PETR3), JBS (JBSS3) e Weg (WEGE3). Os estrangeiros encerraram o semestre com 62% de share nas negociações com ações. Os meses com maior volume foram fevereiro, abril e maio. Janeiro e junho apresentaram movimentações menores, dentro de uma tendência de estabilidade nos aportes.
A comparação com o PIB de outros países é meramente ilustrativa e visa contextualizar a ordem de grandeza dos valores movimentados, não refletindo equivalência econômica ou financeira.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.