OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

24/07/2018 às 18:30

Sebrae leva empreendedorismo, inovação, artesanato e gastronomia para a 70ª Reunião da SBPC

Arena das Ideias e Empório Sebrae irão difundir temas de interesse e ofertar produtos para participantes Arena das Ideias e Empório Sebrae irão difundir temas de interesse e ofertar produtos para participantes

Flávio CarvalhoA participação do Sebrae em Alagoas na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é intensa. Até a próxima sexta-feira (27), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões, em Maceió, a programação ofertada vai abordar diversos temas, com foco no empreendedorismo, na tecnologia da informação e na inovação. O evento da SBPC é um espaço para difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Visto o objetivo do encontro, o Sebrae em Alagoas estará presente com o Empório Sebrae, um estande institucional na ExpoT&C e com a Arena das Ideias, na SBPC Jovem. Foi nessa Arena onde foi realizada, na tarde dessa segunda-feira (23), a palestra ‘Como Iniciar sua Startup do Zero’, ministrada por Artur Nagae, empreendedor da startup alagoana Menu Price, que foi vencedora do Desafio Sebrae Like a Boss realizado dentro do Startup Summit, em Florianópolis.

Na oportunidade, Nagae abordou os conceitos de startup, falando sobre as fases da empresa, desde os primeiros insights, passando pela modelagem, prototipagem, validação, até o crescimento e consolidação do negócio. O empreendedor também mostrou o conceito de pitch, apresentando a própria Menu Price, e bateu um papo com dicas para quem acompanhou a palestra.

“Por definição, startup é um conjunto de pessoas que se reúne para transformar uma ideia em negócio, com poucos recursos e, às vezes, nada de investimento. A principal dica que dou a quem quer começar uma startup é ter resiliência. Sem persistir e saber recomeçar, não conseguimos fazer nada no mercado. Outro ponto importante é ter conhecimento técnico sobre a área na qual a pessoa quer empreender e se aventurar,”, frisou Artur Nagae.

Marianni Limeira, estudante do curso de Engenharia Civil da UFAL, afirmou que começou a se interessar por empreendedorismo a partir da disciplina eletiva ministrada na graduação, e que resolveu acompanhar a apresentação para conhecer mais sobre startups.

“Quando paguei a disciplina, vi que posso empreender também na engenharia, e que a profissão pode ser bem mais ampla. Tenho que ser uma engenheira diferenciada e estar sempre aberta a outros temas para fazer a diferença no mercado, por isso estou participando do evento. Ao assistir a essa palestra, conheci como são os primeiros passos para iniciar uma startup e abri a minha mente para conhecer novos horizontes e oportunidades para, quem sabe, estar em uma startup no futuro.”, afirmou Marianni.

Arena das Ideias

A programação da Arena das Ideias, no pavilhão da SBPC Jovem, teve continuidade nesta terça-feira (24), com a palestra ‘Tecnologias Educacionais’, apresentada por Marcyo Rafael Souza, e ‘Rede Global de Empreendedorismo’, com Rafael Guimarães. Ainda nesta terça, alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva fizeram uma apresentação sobre Produção de Plástico Biodegradável a partir da Casca da Mandioca e outra sobre o ‘Barbaticure’.

Na quarta (25), a programação segue com Márcia Luna, que fala sobre ‘Empreendedorismo na Educação Escolar’, e Lucas Barros, com ‘O Empreendedor Conectado na Era do On-line’. No mesmo dia, Alessandra Pontes ministra a palestra ‘Startup: uma Nova Modalidade de Empreendedorismo’.

Já na quinta (26), a Arena das Ideias vai sediar a palestra ‘Desvendando o seu Perfil Comportamental para o Mundo Empreendedor’, por Alessandra Pontes, ‘Inovação em Marketing Digital’, por Ramon Cardeal e Camila Marinho, e ‘Inteligência Artificial nos Negócios: Sistemas de Recomendação’, por Luciano Felix. Outra palestra será ‘Utilizando o Chatbot no Empreendedorismo para Captação de Clientes’, por Gesyca Santos, da Fábrica de Bots.

Isabel Barcellos, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, também destacou que a arena receberá outras atrações em parceria com a UFAL, e reforçou a importância do espaço. “A Arena das Ideias é um espaço lúdico para que os participantes possam aguçar a criatividade. O propósito também é oportunizar momentos para que os visitantes de escolas e o público em geral possam conhecer mais sobre tecnologia, empreendedorismo e ver de perto trabalhos de escolas que ganharam prêmios, sempre com uma linguagem apropriada para o público do evento.”, pontuou.   

Confira a programação completa em: https://www.doity.com.br/sbpcjovem2018/calendario.

Empório Sebrae

Localizado na parte externa da tenda principal do evento e distribuído em uma área de 568m², o Empório Sebrae é destinado à comercialização de produtos de micro e pequenas empresas da economia criativa, envolvendo artesanato, gastronomia, design e moda.

O espaço conta com o Centro Sebrae de Sustentabilidade, demonstrando elementos que indicam ações em prol da sustentabilidade nos pequenos negócios; com a Feirinha Cool, com 18 empresas relacionadas ao Projeto Redes Criativas; com o espaço do Projeto Brasil Original, com a participação de 14 artesãos; e o espaço destinado à gastronomia, com a participação de 12 empresas e envolvendo, também, pequenos negócios do bairro do Graciliano Ramos e restaurantes vinculados à Abrasel, além de sete food trucks.

Há dois anos atendida pelo Projeto Brasil Original, a artesã Mari Assis, Microempreendedora Individual (MEI) que produz mandalas e acessórios com a utilização do bordado com palha do ouricuri e do bordado filé, trouxe algumas de suas peças para o evento, traduzindo a identidade do artesanato alagoano. Mari ressaltou a importância do Empório Sebrae para alavancar seu negócio.

“O Sebrae é um parceiro que tem impulsionado o artesão local. Essa ação é muito importante para que a gente possa divulgar nosso trabalho e para que as pessoas vejam a beleza do artesanato alagoano, sobretudo porque passarão por aqui pessoas de vários lugares do país. Isso traz mais visibilidade e amplia o nosso mercado.”, concluiu.

Giselle Mascarenhas, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, também falou sobre a relevância do Empório para as empresas envolvidas. “O Empório Sebrae é uma oportunidade de fazermos uma integração entre negócios da economia criativa e da alimentação fora do lar, aproximando esses conceitos e negócios ao público do evento. Esperamos receber, em média, 1.500 participantes no Empório e, assim, trazer ainda mais visibilidade para as empresas.”, ponderou.

As empresas participantes do Empório Sebrae são: La Gaveta, Mari Assis, Nani, Inbordal, Lucia Galvão, Mar Crochê, Maflo, Ladodeca, Solange Arruda, Noeme Acessórios, Demodê e Zicota, todas do Brasil Original.

Na Feirinha Cool: Achados Em, Nina K, Trevo Arte Culinária, Art Delicat, Garota Charmosa, Naturezando, Marina Flor, Bonecando, Criarte, Panos e Pinus, Encantos e Banhos, Dona Deda, Nosso Cantinho Doce, Flor do Mussambê, Estúdio Sabiá, Robervilda Croche, Raffys e Potinho de Cor.

Food Trucks e Gastronomia: Brisa Burguer, ‘Cachorro Quente’, D’Itália, Palhalagoana, Falafel do Egito, ‘Regional’ e Hot Dog do Chef Lipe. Nos estandes: Pastelaria O Topadão, Churrasquinho do Carlos, Feijoada da Naza, Ateliê Doce Marcelle, Da Terra Tapiocas, Comida Boa Restaurante e Galeteria, Espetinho da Maria, Maria Coxinha, Cuscuzeria Café, Café Manollo, Steak Garage e Big Lanches Família.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.