OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

07/04/2021 às 13:47

Semed visita terrenos na parte alta da cidade para ampliar Rede Municipal de Ensino

O secretário municipal de Educação (Semed), Elder Maia, visitou, nesta terça-feira (6), terrenos no bairro Cidade Universitária, na parte alta da capital para ampliar a rede municipal de ensino. A ideia é construir novas unidades para atender melhor os moradores da região.

“A parte alta da cidade é uma zona muito carente que está em constante expansão. Precisamos garantir mais políticas públicas, para que todos os moradores tenham acesso aos direitos básicos, como a Educação. Essas visitas nos conectam com as lideranças locais, a comunidade, pais e diretores. Estreitando relações, podemos ouvir e atuar diretamente nas necessidades de cada um”, explicou Elder.

A visita começou no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), um dos grandes aliados da Semed no combate à desnutrição entre as crianças de Maceió. Fundado em 2007, o Cren faz atendimento nutricional de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade todos os dias.

A parceria entre o Centro e a Semed garante veículos escolares para o transporte das crianças, que são buscadas nas comunidades e levadas para a ONG para serem acolhidas e receber alimentação. “Estamos sempre alertas e precisamos buscá-las em suas casas para trazer aqui para o Centro, são crianças muito, muito pouco assistidas”, explica a presidente do Cren, Telma Toledo.


Expansão da rede na região

No terreno que faz parte da Escola Municipal Yefa de Oliveira, no Village Campestre, o secretário sinalizou a necessidade de ampliação do espaço. Dessa forma, mais crianças serão contempladas dentro das salas de aulas.

A diretora da escola, Maria José, agradeceu a atenção da Prefeitura de Maceió. “A visita foi muito positiva, pois demonstra a busca constante do melhor para os nossos alunos. Saber que não estamos sozinhos nessa luta é fundamental”, afirmou.

Em seguida, a equipe visitou o Centro Municipal de Educação Infantil, Monsenhor Luiz Barbosa, ao lado da escola Yeda Oliveira. Lá, a direção apresentou demanda por novas salas de aulas para atender mais crianças. “Com o apoio da Prefeitura, vamos abrir novas vagas para a comunidade e, claro, trazer melhorias na infraestrutura”, disse a diretora, Hilda Oliveira. A creche deverá contar com duas novas salas, que atenderão turmas de segundo e primeiro período.

A equipe também esteve em outro terreno, no Jardim Saúde, que será avaliado pela equipe técnica e poderá se tornar mais um equipamento público para a região, onde a demanda por mais unidades escolares é muito grande.


População crescente

A Cidade Universitária é um dos bairros que mais crescem na capital alagoana. Com uma grande população carente, a região vem sediando novas obras habitacionais, como os Vale Bentes I e II, inaugurados em março pelo prefeito JHC.

“Nesses conjuntos, as famílias necessitam que suas crianças sejam devidamente incluídas, alfabetizadas através de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, afirma o secretário Elder Maia.

Além dos novos investimentos em habitação, o bairro também foi alvo de um forte fluxo de migração de moradores devido ao afundamento do solo causado pela mineração em alguns bairros da capital. Essa conjunção de fatores, segundo Maia, aumentou a demanda por serviços e infraestrutura na região, que exigem maior atenção do Poder Público.



 Ascom Semed

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.