OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

31/05/2021 às 16:19

Confira dicas de segurança para curtir o São João em casa e evitar acidentes com a energia

O mês de junho está chegando e com ele as tradicionais festas juninas. Porém, este ano, devido a pandemia do coronavírus, as celebrações devem ocorrer num formato diferente, seguindo as recomendações de distanciamento social. Como os alagoanos não abrem mão dos costumes, a Equatorial Energia Alagoas faz o alerta para que a população possa aproveitar a festa dos Três Santos em segurança e evitar acidentes envolvendo a eletricidade.  

Para aqueles que já estão programando o arraiá no conforto do lar, para assistir apresentações e shows culturais que terão a transmissão por meio de lives, é importante ficar atento na hora de preparar o ambiente. Deve-se evitar fazer gambiarras ou uso de ‘T’ ou ‘benjamins’ para ligar os aparelhos. É preciso observar o estado de conservação dos fios e caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dar preferência aos filtros de linha.

Ao realizar a decoração dentro de casa, é preciso ficar atento e jamais utilizar os bocais de lâmpadas como suporte para colocar enfeites como balões e bandeirinhas. Além do risco de choques elétricos, essa prática pode provocar também incêndios.

Devido ao período chuvoso, é importante ter cuidado redobrado se optar por assistir as lives na área externa do imóvel, como em varandas, jardim ou quintal. Por serem áreas abertas, ficam expostas as ações climáticas, o que pode levar o contato acidental da água da chuva com os equipamentos e extensões. É preciso observar o melhor local, para que os aparelhos fiquem protegidos. Nunca se deve também manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras com a mão ou o corpo molhado.

   “Outra ação bastante comum e perigosa é utilizar estruturas da rede elétrica como postes, principalmente os de jardim e fiação para enfeitar ruas e praças com bandeirolas e balões. O risco de choque é alto e a população nunca deve usar as instalações da Distribuidora. E mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve se dar preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica o engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Rodolpho Ribeiro.

Ribeiro orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

“As orientações de segurança mais do que nunca devem ser seguidas com todo rigor, pois ao evitar acidentes, a população contribui com o sistema de saúde que está sobrecarregado e com os esforços focados no combate ao coronavírus”, finalizar o engenheiro.


Ascom 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.