OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de maio de 2025

Notícias

10/08/2021 às 16:34

“Sem pão, sem gás e agora sem aposentadoria”, critica Ronaldo Medeiros sobre medidas contra o INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a ter os benefícios recebidos revisados, seguindo o “pente-fino” determinado pelo Governo Federal. O deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) critica a ação que já tem levado à suspensão ou cessação de pagamento para os segurados, após a nova perícia.

Em Alagoas, as cartas para remarcação da perícia médica começaram a ser enviadas no início de julho e já tem reflexo no número no indeferimento de solicitações que tiveram entrada no órgão. De acordo com dados do Instituto, o aumento deste mês em relação ao mesmo período de 2020 é de 105%. 

O último concurso público realizado para o INSS aconteceu em 2015 e, sem novos profissionais para a alta demanda, Alagoas tem hoje o sexto pior tempo médio para concessão de benefícios no Brasil. Uma situação que será corrigida apenas com um novo certame para o órgão.

“Apenas no último mês deste ano, o INSS indeferiu no nosso estado 7.665 pedidos, são 10 negativas a cada hora. Se já possuímos uma fila de espera de 37.912 pessoas, o que esperar daqui pra frente? Este governo não tem compaixão com o povo, que não tem condições de esperar tanto pelo benefício e ainda corre o risco de perdê-lo. Sem pão, sem gás e agora sem aposentadoria. É assim que se encontra o povo brasileiro”, critica Medeiros. 

Além disso, de acordo com dados da pesquisa FenaPrevi Ipsos, cerca de 76% dos brasileiros têm o benefício recebido pelo Instituto como principal fonte de renda na aposentadoria. Isso significa dizer que a perda leva, não só ao prejuízo pessoal, mas também à economia das cidades. 

As regras publicadas no Diário Oficial da União na última segunda-feira (09), sob a Portaria 914, detalha o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Além deste, também estão em andamento os programas de Revisão Administrativa e Revisão da Rotina dos Benefícios de Prestação Continuada. A expectativa é que a soma de convocações feitas pelo órgão cheguem a 732.586 pessoas pelo Brasil. 

Quem recebe a convocação para o agendamento possui o prazo de 30 dias para agendar a perícia. O procedimento deve ser feito por meio do site meu.inss.gov.br, na aba “Agendar Perícia” ou pelo telefone 135.

Ascom Ronaldo Medeiros

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.