OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

14/09/2021 às 14:09

Processo de modernização da gestão pública é tema de Webinar com municípios alagoanos

Um novo modelo de gestão pública precisa ser estruturado em quatro pilares essenciais no desenvolvimento de municípios mais digitais, inteligentes e conectados: a ética, o fator humano, a sustentabilidade e a tecnologia, que agora é um caminho sem volta. Mas, há um desafio a ser cumprido por cada gestor. O tratamento de dados pessoais, com base na legislação vigente, que regula o gerenciamento por consentimento. Nesta terça (14), o processo de modernização para interação entre o estado e a sociedade foi tema do webinar “Cidades Digitais da Região Metropolitana e Leste”, promovido pela RCD, com a participação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

O setor público deve ficar mais próximo do cidadão, mais precisamente na palma da mão. O prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, que representou a Entidade, disse que “a prefeitura precisa ser inclusiva, mas com cautela. Porque estamos tratando desde uma pessoa que possui plena capacidade de usar a tecnologia, como também de pessoas que não tem experiência. O uso adequado irá possibilitar mais e melhores informações para a tomada de decisão, principalmente com o projeto que pretende levar wi-fi para todos os municípios”, disse.

O evento apresentou informações sobre as políticas públicas em andamento no Ministério das Comunicações que pretende melhorar o acesso à conectividade nas cidades, como, por exemplo, o Wi-Fi Brasil. O Programa já atende mais de 10 mil escolas, mais de 700 unidades de saúde e mais de 400 comunidades indígenas. Os novos pontos serão implementados com a coordenação da pasta. “O programa é direcionado para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação, explica Daniela Schettino, que é coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações da pasta.

O secretário do Gabinete de Governança e Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, destaca que investir em transformação digital é um dos pilares da atual gestão municipal. Carvalho também fala sobre o programa de inovação aberta que pretende reunir poder público, entidades, universidades e empresas na busca de soluções para a capital. “Temos que pensar em questões estruturais na base da transformação digital. É preciso entender quais são as necessidades e aplicar nesse contexto, que seja adaptada à realidade da cidade”.






Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.