OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

11/01/2022 às 20:25

Projeto de Extensão abre inscrições para estudantes interessados em desenvolver atividades voltadas para cuidadores de idosos

O processo de envelhecimento populacional é tema debatido mundialmente e tem sua importância definida em todas as áreas de conhecimento. Face à mudança da estrutura etária, atrelam-se novas exigências e demandas específicas de cunho político, científico e social, gerando-se o interesse e a necessidade da investigação científica dos aspectos relacionados a essa parcela da sociedade.

A perda da autonomia e independência conduz à necessidade de cuidados específicos e a supervisão de terceiros, sendo esta atividade desempenhada por um cuidador. O suporte ao idoso acontece, em expressiva maioria, através do cuidado informal. Essa atividade traduz-se numa tarefa que pode condicionar o desenvolvimento de tensão emocional, angústia e cansaço físico, tornando estes cuidadores, indivíduos com risco extremamente alto para o desenvolvimento de transtornos afetivos, tais como depressão e ansiedade.

A sobrecarga dos cuidadores é um dos mais importantes problemas causados pela demência, por exemplo. 

É dentro deste contexto que o projeto de extensão “Cuida Uncisal” abre inscrições para o processo seletivo de estudantes interessados em desenvolver atividades referentes a grupo de estudos, interação e disseminação sobre a temática central do projeto, que é o desenvolvimento de propostas que proporcionem o cuidado, estímulo e atenção a cuidadores de idosos. 

O candidato deverá se inscrever pela internet, no período 10 de janeiro a 17 de fevereiro de 2022, através do formulário eletrônico (https://docs.google.com/forms/d/18o01nrOuMRvWJTDUodPWX4pzh2NaavLOE1MHz3ZDaY/edit ). São ofertadas 20 vagas para discentes de qualquer curso de graduação da Uncisal e quaisquer instituições de ensino superior, do 1º ao último ano. As atividades extensionistas acontecerão nas sextas-feiras, no turno da manhã.

O candidato que se inscrever deverá preencher os dados no formulário eletrônico e enviar por e-mail ([email protected]) os seguintes documentos: Currículo Lattes e comprovante de matrícula no ano letivo em curso. O projeto é coordenador pelo professor Dr. Felipe Lima Rebêlo. 

Acesse uncisal.edu.br e confira o edital.




Fonte: ascom Uncisal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.