OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

11/05/2022 às 12:29

Projeto “Forró Viral” da Deezer ultrapassa o áudio e ganha série documental exclusiva

O forró já nasceu viral. Desde seu surgimento o ritmo embala festas e coloca os brasileiros para dançar em todas as regiões do país. Na era do streaming, o gênero passou a alcançar cada vez mais pessoas por meio de uma nova geração de artistas que reinventam a forma de fazer forró todos os dias, criando subgêneros e conquistando não apenas altas posições dentre as mais ouvidas, mas também espaço nas redes sociais. Pensando nisso, a Deezer lançou uma série documental do projeto original Forró Viral, que traz a história do gênero e de alguns dos artistas em maior exposição nos dias de hoje.

Com a participação de nomes como João Gomes, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Mari Fernandez, que lançaram músicas inéditas e regravações para o projeto, o filme conta com direção e roteiro do pernambucano Ricardo Lago, produtor de grandes clipes de músicas de forró como “Filho do Mato”, de Raí Saia Rodada e “Investe em Mim”, de Jonas Esticado.

O projeto dá voz aos artistas que estrelam o álbum de mesmo nome de uma maneira totalmente diferente do que os fãs estão acostumados. Através de um projeto audiovisual riquíssimo é contada a história do forró bem como dos artistas e de suas próprias jornadas profissionais, enfatizando de maneira inédita e pessoal momentos marcantes de suas trajetórias.

Dividido em seis capítulos, a série passa por diversos tópicos que rodeiam esse universo. Por meio de depoimentos de artistas, empresários e produtores, é apresentado para o público o que é o forró viral, desde sua origem, passando pela transmutação dos estilos, até chegar no que ouvimos hoje, expectativas para o futuro e a importância de plataformas de streaming, como a Deezer, e dancinhas e coreografias que têm contribuído para a viralização das canções. “Isso é o novo Forró, que vem se construindo e mudando. Hoje nós somos os representantes dessa nova geração”, conta Zé Vaqueiro.

No compasso da música

Com raízes nordestinas e batida vibrante, o ritmo tem ganhado cada vez mais público e atenção no cenário musical nacional e internacional. De acordo com levantamento realizado pela Deezer, quando comparado o Top 20 artistas mais ouvidos entre 2017 até 2021, ano em que a plataforma lançou o Forró Viral, os artistas representantes do segmento passaram de 5% para 30%.

Os números se mostram animadores não apenas para os artistas, mas principalmente para os fãs, que podem presenciar de camarote o crescimento de um ritmo que tende a ganhar cada vez mais espaço no cenário nacional, seguindo a tendência da pesquisa. Para o cantor Henry Freitas, os amantes de forró podem até aumentar suas expectativas, pois o melhor ainda está por vir. “Não foi explorado nem 10% do que a gente tem a oferecer para a música. O Nordeste é cheio de artistas muito bons que ainda vão chegar pra fazer muito sucesso”, conta entusiasmado o responsável por hits como “Me Bloqueia” e “Mantenha Distância”.

“O forró é viral desde sua criação, não é de hoje que ele vem quebrando barreiras. Esse projeto é a celebração do atual momento que o nosso forró está merecidamente vivendo, cada detalhe foi pensado para que ele tivesse a ótica e a essência nordestina, que diga-se de passagem, é única e apaixonante! Tivemos CD promocional, paredão da Deezer com alôzinho dos artistas, forró na Times Square dentre tantas outras ações maravilhosas. Este documentário coroa o Forró Viral de uma forma impactante e única, afinal não tem forma melhor de contarmos essa história do que através de seus protagonistas”, exalta Polly Ferreira, editora de Forró e Sertanejo da Deezer.

Lançado no final do ano passado, o projeto “Forró Viral” já conta com um álbum exclusivo com 12 faixas, que traz versões inéditas e regravações de músicas cantadas por grandes nomes virais do gênero na atualidade. Toda a identidade visual do projeto foi desenvolvida pela artista Joana Lira, natural de Recife, Pernambuco.

Confira abaixo a lista de episódios presentes do documentário “Forró Viral”:

Lista de episódios:

Força que vem do Nordeste

O que é Forró Viral?

Do Xote ao Piseiro, do Pé de Serra a Pisadinha

Vaquejada e mulheres no forró

Como se produz um hit?

Qual o futuro do Forró Viral?

Artistas Participantes:

João Gomes

Nattan

Mari Fernandez

Zé Vaqueiro

Vitor Fernandes

Raí Saia Rodada

Japinha Conde

Henry Freitas

Tarcísio do Acordeon

Eric Land

Matheus Fernandes

Quer entrar nesse ritmo e conhecer tudo sobre o ritmo musical que está tomando o país pelos olhos dos artistas responsáveis por isso? Então acesse o link e assista agora à Forró Viral!

Sobre Ricardo Lago

Nascido em Olinda, aos sons dos batuques e orquestras de frevo, Ricardo Lago cresceu sob a influência da criatividade da cultura dos carnavais de Pernambuco. Aos 17 anos, participou como assistente de direção de um núcleo de cinema, em Recife. Em 2008, iniciando sua carreira como diretor e roteirista, produziu seus primeiros conteúdos audiovisuais para o setor da música.

Ricardo, ganhou visibilidade com Clipe “Gelo na balada”, que usa a linguagem de curta-metragens e foi o seu primeiro trabalho focado em forró a bater a marca de 14 milhões de visualizações. Daí em diante, teve certeza que estava no caminho certo e, com esse ato ousado, passou a produzir os maiores clipes de Forró, como “Filho do Mato”, de Raí Saia Rodada, que teve mais de 309 milhões de visualizações, “Bebe e vem me procurar”, de Raí Saia Rodada, que alcançou 261 milhões de visualizações, “Investe em Mim”, de Jonas Esticado, com 237 milhões de visualizações, e “Monta Logo Vai”, de Mano Walter, com 40 milhões de visualizações.

Em 14 anos de carreira, Ricardo Lago escreveu e dirigiu mais de 200 projetos na música, que somam mais de 2 bilhões de visualizações no Youtube.

Sobre a Deezer

A Deezer conecta fãs de música em todo o mundo com mais de 90 milhões de faixas, bem como rádios ao vivo e podcasts. Deezer está disponível em mais de 180 países pelo mundo e é o único serviço de streaming de música com Flow, uma trilha sonora personalizada com suas músicas mais queridas e novas recomendações baseadas em dados algoritmos e nas sugestões dos nossos editores de música. Baseado em um algoritmo proprietário intuitivo e criado por pessoas que amam música, é o único lugar para ouvir as suas músicas em uma trilha sonora ilimitada com novas descobertas sob medida para você. Deezer está disponível no seu dispositivo preferido, incluindo smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia em carros, Smart TV ou console de videogames.

Fazendo a música acontecer desde 2007, a Deezer é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris e escritórios em São Paulo, Londres, Berlim, Miami, Dubai e em outros lugares do mundo. Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web. Para saber das últimas notícias sobre a Deezer, basta acessar este link.


Fonte: Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.