O vice-governador de Alagoas José Wanderley Neto foi escolhido como primeiro presidente da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (ABCC). Ele foi eleito por aclamação durante o 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCC), realizado no final da última semana em Porto Alegre.
A academia foi criada em outubro de 2019 durante um Simpósio Nacional de Transplante Cardíaco em Maceió, com o objetivo de preservar a memória e documentar para as futuras gerações a história da cirurgia cardíaca no Brasil. Mas sua instalação formal só aconteceu agora, com a escolha dos dirigentes.
A sessão solene inaugural e solenidade de posse aconteceram no Teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A primeira reunião da academia contou com a participação dos nomes mais representativos da cirurgia cardíaca nacional.
- Tive a honra e o privilégio de ser escolhido pelos membros da instituição como seu primeiro presidente. É um momento muito importante em nossas vidas. A academia vai possibilitar que a gente imortalize a primeira geração de cirurgiões, que construíram a cirurgia cardiovascular brasileira, que hoje se equipara às melhores do mundo. Fico muito feliz de ter participado dessa ideia e estar vivendo esse momento – disse José Wanderley.
METAS
Ainda entre as metas da entidade, consta a valorização do conhecimento e do ser humano, mediante incentivo à participação no ensino da medicina em diferentes fases do cirurgião. “Com toda certeza, a academia será cada vez mais um local de debates, aprendizados e trabalho sempre em busca de levar aos nossos pacientes uma melhor qualidade de vida e saúde”.
O próximo passo agora no comando da academia, disse ele, será “fazer reuniões ordinárias com temas que envolvam a memória da cirurgia cardiovascular e incentivar os jovens a se interessarem pela especialidade. Também iremos apoiar iniciativas que fortaleçam a ampliação do atendimento cardiovascular no país”.
José Wanderley é pioneiro na realização de transplante cardíaco no Norte/Nordeste, tendo inclusive criado técnicas novas e de aperfeiçoamento do procedimento. É também recordista de cirurgias cardíacas as mais diversas e o idealizador da criação em Alagoas de um hospital exclusivamente para pacientes com problemas cardíacos, que foi autorizado pelo então governador Renan Filho e está em fase de conclusão.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.