Desde a última quinta-feira (09), quando o Inep divulgou a nota oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, alunos e professores da rede pública estadual de Alagoas comemoram os resultados alcançados pelos alunos na prova de redação.
Isso se deu, exclusivamente, pelo empenho dos professores da rede estadual em recuperar o conteúdo perdido durante a pandemia. Na escola estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, localizada no bairro do Feitosa, em Maceió, 95% dos alunos que prestaram o exame, conseguiram resultados positivos, tiraram acima de 900 pontos na redação.
Para Valdik Farias, professor de língua portuguesa da escola estadual Nossa Senhora da Conceição, em Craíbas, o programa Foca no Enem foi fundamental para que essa conquista fosse alcançada. “O material distribuído pelo programa Foca no Enem muito nos ajudou na preparação desses alunos, que estudaram e se dedicaram para alcançar seus objetivos”.
O programa foi criado e lançado em março de 2022, pelo então secretário de educação de Alagoas, Rafael Brito, e distribuiu kits com 11 livros direcionados às áreas do conhecimento exigidas no exame, com questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redações com a teoria das competências e propostas de temas, além de planejamento dos estudos, que serve como mais uma ferramenta de apoio para alunos e professores.
Em pronunciamento do plenário nesta quarta-feira (15), o Deputado Federal, Rafael Brito (MDB) parabenizou alunos e professores da rede pública estadual pelos resultados alcançados na prova de redação. “Quero aqui fazer um registro e uma homenagem a todos os alunos de escola pública, sobretudo os de Alagoas, que prestaram o Enem no final do ano passado e que receberam as notas na última semana. Tenho certeza que o Foca no Enem contribuiu para que todos vocês conquistassem esse resultado”, relatou.
Desde o lançamento, o programa distribuiu para mais de 35 mil alunos do 3º ano da rede pública estadual, material didático de qualidade e promoveu diversos aulões de revisão complementares ao ensino regular.
Durante o pronunciamento, o parlamentar reforçou ainda que investir em políticas públicas na educação é fundamental para combater a desigualdade social, a fim de garantir o direito dos jovens à profissionalização, trabalho e renda.
“Temos que parar de ver política pública em educação como gasto e passar a vê-la como investimento. Políticas públicas que combatam antigos problemas, preencham lacunas de conteúdo e mantenham nossos alunos dentro de sala de aula, como é o caso do Cartão Escola 10, maior programa de combate à evasão escolar do pais”, concluiu.
Confira AQUI o discurso na íntegra
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.