O Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participou, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM). O evento ocorreu na sede do TJ do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre.
O juiz Claudemiro Avelino, historiador e curador do CCM, palestrou no evento e falou sobre o trabalho de preservação da memória que tem sido feito pelo Judiciário de Alagoas. O magistrado contou que há cerca de 15 anos vem atuando na coleta de documentos junto às comarcas de Alagoas.
"O CCM é resultado dessa pesquisa e desse cuidado que a gente vem tendo com o acervo histórico do Judiciário de Alagoas". O juiz falou da experiência de localizar esse material e de difundi-lo na sociedade. "As pessoas vão ao CCM para ter um contato direto com essas peças históricas", afirmou.
O evento terminou com a publicação da Carta de Porto Alegre, que reforçou a necessidade de as Cortes de Justiça do país darem continuidade à preservação dos seus materiais históricos e documentos digitais.
"Avalio que o Judiciário de Alagoas saiu na frente, com o trabalho [de coleta e pesquisa] feito bem antes de o Conselho Nacional de Justiça determinar que cada TJ tivesse sua unidade de memória. Tanto é que quando inauguramos o CCM, causamos uma impressão nacional muito positiva", afirmou o juiz.
Um objetivo do CCM agora, afirmou o magistrado, é instalar um laboratório para recuperar documentos e autos. "Estamos em tratativas para as licitações, para adquirir máquinas que recuperem esses documentos. O laboratório deve funcionar dentro do próprio Arquivo Judiciário".
A diretora do CCM, Irina Costa, também participou do evento, que foi promovido pelo TJRS, pelo Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRT4) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF4), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encerramento do encontro foi feito pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.