OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2025

Notícias

31/05/2023 às 16:50

Advogado alagoano concorre à vaga no Tribunal Superior do Trabalho

Com 36 anos de atuação na Justiça do Trabalho, o advogado Fernando Paiva vai concorrer à vaga do Tribunal Superior do Trabalho, destinada à advocacia. Com 36 anos de atuação na Justiça do Trabalho, o advogado Fernando Paiva vai concorrer à vaga do Tribunal Superior do Trabalho, destinada à advocacia.

Na última sexta-feira (26), o advogado alagoano Fernando Paiva oficializou a sua inscrição no edital para a formação da lista sêxtupla do quinto constitucional, visando o preenchimento da vaga de Ministro destinada à advocacia no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“Hoje, olhando para minha trajetória dedicada à defesa do direito do trabalho e para minha incessante busca pelo diálogo entre capital e trabalho, sinto que minha história de comprometimento e dedicação fará diferença neste desafio”, destacou Paiva.

Quem é Fernando Paiva

Natural de Maceió, Fernando Paiva (58) é um advogado com mais de 36 anos de experiência na área trabalhista. Formado pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió – FADIMA em 1987, ele também é pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá.

Ao longo de sua carreira, Paiva montou um escritório de advocacia em Maceió e, posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1989, onde atuou como advogado e consultor de Relações Trabalhistas e Sindicais para entidades sindicais e empresas. Retornando a Maceio no ano de 1993, participou da criação da então 5a. Junta de Conciliação e Julgamento de Maceio, sendo seu primeiro Diretor de Secretaria, atuando, ainda, como Diretor de Secretaria da 2a. Junta de Conciliação e Julgamento de Maceio até 1997, atual 2a. Vara do Trabalho de Maceio. A partir daí, ingressou no escritório ALNPP Advogados, onde permanece até hoje, com atuação focada no direito de empresas e de trabalhadores.

Além disso, Paiva atua diretamente com diversos sindicatos de trabalhadores, como o Sindicato dos Técnicos em Estabelecimentos de Saúde em Alagoas, Sindicato da Polícia Civil, Sindicato dos Trabalhadores dos Institutos Federais e em ações individuais e coletivas de reclamantes. Ele também realiza negociação coletiva no âmbito das empresas de ônibus de Maceió desde 2000, representando as empresas, bem como negociações coletivas da companhia de águas Casal, juntamente com o sindicato dos urbanitários. Paiva já representou também a companhia de gás de Alagoas.

O advogado tem uma atuação constante perante tribunais regionais do trabalho e o TST, somando 36 anos ininterruptamente de dedicação à advocacia trabalhista. Hoje, atua em casos especiais do escritório, com maior complexidade.

OAB e ABRAT

Paralelamente à sua atuação como advogado, Paiva é ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde começou como Presidente da Comissão de Precatórios OAB/AL em 1998 e atuou como Conselheiro Seccional da OAB/AL de 2007 a 2009, Conselheiro Federal Suplente OAB/AL de 2009 a 2012, Conselheiro Federal OAB/AL nos períodos de 2012 a 2015 e 2018 a 2021, como Vice-Presidente da Comissão Especial de Defesa dos Credores Públicos (Precatórios) do Conselho Federal da OAB nos mesmos períodos.

Paiva também tem uma história junto à ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - abrangência Alagoas, sendo delegado de 2009 a 2015 e, posteriormente, como Vice-Presidente da Associação de Advogados Trabalhistas de Alagoas de 2017 a 2019, associação integrante da ABRAT.

A atuação de Fernando Paiva não se restringe apenas à advocacia e às atividades na OAB e associações de advogados. Ele também é conhecido por seu trabalho em prol dos direitos dos trabalhadores, notadamente na luta pela manutenção constante do diálogo entre trabalhadores e empregadores e é frequentemente chamado para palestras e eventos relacionados ao direito do trabalho.

TRAJETÓRIA

Além disso, é um ávido defensor da justiça social e se envolve em diversas causas que visam melhorar a vida das pessoas.

Seu trabalho e dedicação na área jurídica lhe renderam reconhecimento e diversos prêmios ao longo dos anos. Em 2007, por exemplo, foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região com a Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araujo Jorge.

Hoje, aos 58 anos, Fernando Paiva segue atuando em casos especiais no escritório ALNPP Advogados e contribuindo para a defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.



Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.