OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de novembro de 2020

Maceió

19/11/2020 às 13:52

ITBI Eletrônico: novo sistema entra em operação em Maceió

Portaria publicada no Diário Oficial trata sobre o funcionamento Portaria publicada no Diário Oficial trata sobre o funcionamento

O novo sistema destinado à emissão da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o ITBI eletrônico, já está disponível para o maceioense. A Portaria nº 054, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (19), informa sobre o funcionamento.

Com o sistema é possível dar entrada no processo de emissão da guia de ITBI de forma eletrônica, sem a necessidade de se dirigir às unidades de atendimento da Semec. De acordo com o auditor fiscal de tributos da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Diocésar Taffarel, com a mudança, o contribuinte ou o terceiro interessado poderá encaminhar a documentação necessária para o lançamento do ITBI de um imóvel pela internet, com segurança e praticidade.

“Este é um ganho para o cidadão principalmente porque pelo próprio sistema, de forma online, será possível acompanhar todo o processo, do envio dos documentos até a liberação da guia definitiva do ITBI daquele imóvel. Com a implantação do sistema, a Semec dá mais um passo no sentido de desburocratizar os serviços à disposição do contribuinte.”, afirmou Taffarel.

O ITBI é um tributo municipal previsto na Constituição Federal e instituído pelo Município, sendo exigido na oficialização do processo de compra e venda de um determinado imóvel. O pagamento deste tributo é essencial para que a propriedade seja transferida legalmente para o novo comprador. Sem o pagamento, a mudança de titularidade não será possível e consequentemente a documentação deste imóvel não será liberada. O processo de solicitação deste tributo até então era feito somente de forma presencial.

Mais informações pode ser obtidas pelo telefone 3312-5060 ou pelo e-mail [email protected] Todos os serviços da Secretaria Municipal de Economia estão disponíveis no Portal de serviços www.online.maceio.al.gov.br.

Ascom Semec


Comentários

TCE-extra
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2020 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.