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Maceió/Al, 18 de julho de 2025

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16/07/2025 às 10:50

Alagoas tem 48,63% de crianças alfabetizadas e destaca a força das políticas públicas colaborativas

Em 2023, 43,88% das crianças estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental; crescimento foi de 4.75 pp. Reprodução Em 2023, 43,88% das crianças estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental; crescimento foi de 4.75 pp. Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 11 de julho, o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, ferramenta fundamental que permite monitorar o avanço da alfabetização no Brasil. Alagoas alcançou 48,63% de crianças alfabetizadas segundo o levantamento. O estado está entre os 18 que avançaram em relação ao ano anterior - MG, MS, PI, SE, TO, SP, GO, MT, AP, PB, AL, ES, MA, RJ, RN, PE, CE, SC.

Em 2023, o ICA apresentou que 43,88% das crianças do Estado estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Essa evolução é um sinal de que as políticas públicas implementadas, pelo governo estadual e, especialmente aquelas construídas em regime de colaboração com os municípios, vêm sendo eficazes e podem servir como base para ampliar ainda mais os resultados nos próximos anos.

Esse indicador acompanha o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, com base na análise dos resultados anuais dos sistemas estaduais de avaliação. Ele utiliza os critérios definidos pela pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Inep, que orienta a construção de uma política nacional para a alfabetização infantil. Esse indicador é uma ferramenta estratégica fundamental para nortear políticas públicas, orientar investimentos e fortalecer o compromisso com a melhoria da educação básica. Para alcançar o objetivo nacional de alfabetizar mais de 80% das crianças até 2030, o Inep estabeleceu metas globais e intermediárias específicas para estados e municípios.

Para alcançar esse padrão, os estudantes devem demonstrar competências como a leitura de palavras, frases e textos curtos; a localização de informações explícitas em textos com até seis linhas, como bilhetes, crônicas e fragmentos de contos infantis; além da interpretação de conteúdos que combinam linguagem verbal e não verbal.

“O avanço da alfabetização em Alagoas é um sinal claro de que quando políticas públicas são bem estruturadas e implementadas em colaboração com os municípios, os resultados aparecem. Investir na alfabetização é garantir as bases para o desenvolvimento integral de nossas crianças e, consequentemente, do país. Acreditamos que fortalecer a educação pública, com foco na equidade e na aprendizagem desde os primeiros anos, é essencial para transformar realidades e promover justiça social”, explica Maria Slemenson, superintendente do Instituto Natura Brasil, organização que atua em parceria com o Fundação Lemann, a Associação Bem Comum formando a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) na promoção da educação pública de qualidade.

Lançado em 2020 em Alagoas, o Programa Criança Alfabetizada - Escola 10 conta hoje com a adesão de 100% dos municípios do estado e tem promovido avanços significativos na alfabetização infantil. Entre as principais ações, destacam-se a aplicação da Avaliação de Fluência Leitora para todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que alcançou um alto índice de participação em 2024 (97%), e a Avaliação Externa do Estado, também aplicada de forma universal nessa etapa.

O programa investe fortemente na formação de professores alfabetizadores e gestores escolares, além de oferecer materiais impressos distribuídos aos municípios já em abril. Outro destaque é a premiação Escola Nota 10, voltada aos alunos do 5º ano com base no desempenho no SAEB. Para incentivar a melhoria da aprendizagem, o estado também aprovou a vinculação de 15% do ICMS à educação, reforçando o compromisso com uma política educacional consistente, colaborativa e orientada por resultados.

“A alfabetização na idade adequada é um direito das crianças, previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Priorizar esse aprendizado é incentivar o desenvolvimento do aluno ao longo de toda a sua jornada escolar, pois todo estudante precisa aprender a ler para, depois, ler para aprender. Nesse sentido, a alfabetização é a condição primária para acessar o mundo do conhecimento e não ter suas oportunidades futuras limitadas. Por isso, é muito importante celebrar esse avanço e o compromisso nacional com essa agenda", afirma Daniela Caldeirinha, Vice-Presidente de Educação na Fundação Lemann.

Já Veveu Arruda, diretor-executivo da Associação Bem Comum, explica que com os olhos voltados para esse problema, estados e municípios brasileiros estão planejando e implementando políticas públicas sólidas, sistêmicas e bem estruturadas para a alfabetização na idade certa. “A atuação é guiada levando em consideração sistemas pedagógicos, fatores de reconhecimento, incentivo e engajamento político”, explica Arruda.

Sobre o Instituto Natura

Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização no tempo adequado, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil. Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site.

Sobre a Associação Bem Comum

A Associação Bem Comum (Bem Comum), fundada em 2018, é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam a alfabetização de crianças na idade certa. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados. Para mais informações: Link

Fonte: Assessoria 

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