Mary Landim
Profissionais que atuam em diversos setores do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) participaram, na terça-feira (15), do evento Energia 360 Alagoas 2025. O encontro teve como objetivo reunir iniciativas que promovem o diálogo entre empresas, sociedade, governo, reguladores, financiadores e demais tomadores de decisão, fundamentais para fomentar soluções sustentáveis e construir os caminhos para uma matriz mais eficiente e integrada.
Entre os temas abordados, estiveram os desafios e as oportunidades para a melhoria contínua da segurança operacional nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.
O diretor executivo do IMA, Ivens Leão, acompanhou as discussões e destacou a importância de encontros como esse para tratar da matriz energética de Alagoas. “É de extrema importância que os órgãos públicos participem de eventos deste tipo. Afinal, somente com a união de esforços dos setores público, privado e da sociedade civil poderemos encontrar soluções para a matriz energética, com todo o cuidado com o meio ambiente, por meio de estratégias sustentáveis que promovam o desenvolvimento do nosso estado”, frisou.
Durante o encontro, foram apresentados temas de interesse do setor, com destaque para decisões e orientações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na busca por uma indústria mais segura e sustentável. Também foi anunciado o deferimento da Licença Prévia, emitida pelo IMA, para a implantação de uma instalação de estocagem subterrânea de gás natural no município de Pilar, pela empresa Origem.
O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, destacou que a Licença Prévia é uma autorização concedida pelo órgão estadual que aprova a localização e a concepção do empreendimento, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos a serem cumpridos nas próximas fases para o início das atividades. “O IMA segue todos os trâmites exigidos pela legislação ambiental para o início da operação de empreendimentos. A Licença Prévia é uma etapa fundamental para a obtenção da Licença de Instalação e da Licença de Operação — passos que reforçam o compromisso do estado de Alagoas com o desenvolvimento e com as normas ambientais”, frisou Lopes.
De acordo com Lopes, o órgão ambiental de Alagoas reafirma seu compromisso com a legislação ambiental e com o desenvolvimento sustentável do estado.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.