OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Colunistas | Arquivo: Dezembro / 2023

Arnóbio Cavalcanti Arnóbio Cavalcanti
Doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, HHESS, França. Professor da Universidade Federal de Alagoas com linhas de pesquisa em Finanças Públicas, Economia do Setor Público, Macroeconometria e Desenvolvimento Regional.
28/12/2023 às 14:07

Veremos o Brasil superar a agenda da desigualdade?

Nos idos dos anos 1980, quando frequentava os bancos universitários, passei a compreender que o estudo da ECONOMIA tinha como intento organizar políticas que fosse possível articular, de forma equilibrada, os quatro principais mercados econômicos (produção bens e serviços, moeda, trabalho e títulos públicos), com a finalidade de minimizar os problemas da economia e maximizar os benefícios em favor do bem estar social. Soube que esses mercados se comunicavam entre si e deveriam permanecer sempre em equilíbrio. Aprendi ainda que, pela lei de Walras, desde que três desses mercados estejam equilibrados, o quarto permanecerá equilibrado.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
21/12/2023 às 09:03

Rendimento per capita das regiões retrata a pobreza do Nordeste

Dados apurados, no último ano, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua – do rendimento nominal domiciliar per capita, mostram o retrato da desigualdade regional brasileira

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
14/12/2023 às 19:48

Questões sobre o Desenvolvimento de Alagoas: Uma Interpretação

Em 1950, o economista americano A. Lewis desenvolveu um Modelo Dualista para interpretar e iniciar o debate sobre as questões do desenvolvimento e, consequentemente, do subdesenvolvimento de uma localidade. Para Lewis, o subdesenvolvimento de um País aparece devido a justaposição de dois sistemas socioeconômicos diferentes numa mesma região: os setores tradicionais (subsistência) e os setores modernos (capitalista). Ou seja, a convivência dos dois modelos econômicos em estágios diferentes coabitando, ao mesmo tempo, numa mesma região.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
06/12/2023 às 14:01

Energia e desenvolvimento de Alagoas: À procura de um modelo

Desde a segunda metade do século passado, quando do aparecimento das teorias econômicas de desenvolvimento, as formas de medir e comparar o desenvolvimento regional têm apresentado modificações.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.