Nos idos dos anos 1980, quando frequentava os bancos universitários, passei a compreender que o estudo da ECONOMIA tinha como intento organizar políticas que fosse possível articular, de forma equilibrada, os quatro principais mercados econômicos (produção bens e serviços, moeda, trabalho e títulos públicos), com a finalidade de minimizar os problemas da economia e maximizar os benefícios em favor do bem estar social. Soube que esses mercados se comunicavam entre si e deveriam permanecer sempre em equilíbrio. Aprendi ainda que, pela lei de Walras, desde que três desses mercados estejam equilibrados, o quarto permanecerá equilibrado.
Leia mais »Dados apurados, no último ano, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua – do rendimento nominal domiciliar per capita, mostram o retrato da desigualdade regional brasileira.
Leia mais »Em 1950, o economista americano A. Lewis desenvolveu um Modelo Dualista para interpretar e iniciar o debate sobre as questões do desenvolvimento e, consequentemente, do subdesenvolvimento de uma localidade. Para Lewis, o subdesenvolvimento de um País aparece devido a justaposição de dois sistemas socioeconômicos diferentes numa mesma região: os setores tradicionais (subsistência) e os setores modernos (capitalista). Ou seja, a convivência dos dois modelos econômicos em estágios diferentes coabitando, ao mesmo tempo, numa mesma região.
Leia mais »Desde a segunda metade do século passado, quando do
aparecimento das teorias econômicas de desenvolvimento, as formas de medir e
comparar o desenvolvimento regional têm apresentado modificações.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.