OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de janeiro de 2025

Colunistas | Arquivo: Dezembro / 2024

Arnóbio Cavalcanti Arnóbio Cavalcanti
Doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, HHESS, França. Professor da Universidade Federal de Alagoas com linhas de pesquisa em Finanças Públicas, Economia do Setor Público, Macroeconometria e Desenvolvimento Regional.
30/12/2024 às 05:34

A Economia Marxista: Conceitos e Teses

 A economia marxista é uma escola de pensamento econômico baseada nos trabalhos de Karl Marx, principalmente "O Manifesto Comunista" e "O Capital", além de obras de seus sucessores marxistas. 

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
11/12/2024 às 11:53

A teoria da escolha pública (TEP): o que essa escola econômica tem a dizer para a classe política?

A Teoria da Escolha Pública (Public Choice) surgiu na obra The Calculus of Consent, publicado em 1962, dos economistas James M. Buchanan (Prémio Nobel 1986) e Gordon Tullock. Essa corrente é um ramo da escola neoclássica que se relaciona com a ciência política. Ela analisa o comportamento político, as decisões governamentais, e o papel dos eleitores, autoridades, funcionários públicos e grupos de interesse na economia. Para ela, os políticos não são necessariamente servidores altruístas do interesse público, mas sim atores que buscam maximizar seus próprios interesses. Para a corrente da Teoria da Escolha Pública, o excesso de Estado na economia provoca políticas públicas ineficientes.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
06/12/2024 às 09:48

O problema do “passageiro clandestino” na economia: o paradoxo de Olson e o liberalismo econômico.

O problema do free rider - passageiro clandestino - foi abordado pela primeira vez na tese de doutorado do economista americano Mancur Olson, The Logic of Collective Action, em 1965. Nessa obra, Olson contribuiu para uma mudança radical na análise da ação coletiva dentro teoria neoclássica (liberal). Ele demonstrou que na economia, embora existam interesses coletivos, a mobilização individual nem sempre é suficiente para alcançá-la.

Leia mais »
Postado por Arnóbio Cavalcanti
Crea01.2025
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.