Todos já ouviram falar em que fulano “sofre de Gota” (artrite inflamatória); que cicrano ” está com a Gota com você” (irado, furioso), mas poucos de nós sabemos que surgiu nas baladas brasileiras há alguns anos, uma outra forma de Gota (droga pesada) que mata e deixa sequelas terríveis no organismo. Trata-se do GHB, mais conhecido entre nós, como GOTA é um depressor do sistema nervoso central (SNC) que é comumente usada como droga das baladas. O GHB é abusado por adolescentes e jovens adultos em bares, festas, clubes e "raves" e muitas vezes é colocado em bebidas alcoólicas.
EFEITOS
O GHB, assim como o ecstasy causam a reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro, causando euforia, sensação de bem-estar, falta de inibição, aumento da libido e alterações da percepção sensorial. Em contrapartida os riscos de problemas são altíssimos, sobretudo se o uso da droga for combinado com grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
Desde sempre descobrir se nossos entes queridos, vizinhos, colegas usam drogas, principalmente a mais conhecida delas, a Maconha (Cannabis sativa) era como de fato continua sendo, uma das nossas grandes preocupações.
Em que pese as constantes campanhas pela liberação ou legalização da maconha em vários países, assim como no Brasil, não se pode esquecer que esta erva é uma planta alucinógena, e quem ainda temos muito a descobrir sobre os efeitos dos canabinoides no organismo humano.
Ademais, todos sabem que além do álcool, a droga legal mais consumida no mundo, a maconha é primeira das substâncias tóxicas que o futuro drogadito experimenta em sua escalada pelo vício.
De volta ao tema, como reconhecer um usuário ou dependente de maconha?
Na sequência relacionaremos primeiramente, as principais condutas de um usuário de quaisquer tipos de drogas:
• Relacionamento com amigos diferentes, mal trajados, irreverentes, falando muitas gírias;
• Descuido com a higiene pessoal;
• Muda o vocabulário, usando gírias e palavrões;
• Manifesta sentimento de culpa e reparação: agride os pais, chora, se tranca no quarto;
• Passa noites fora de casa;
• Desmotivação para estudar ou trabalhar;
• Alterações abruptas de comportamentos
• Troca o dia pela noite;
• Inquietação e Irritabilidade;
• Perda de interesse pelas atividades rotineiras.
• Carência cada vez maior de recursos para comprar a droga. Desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro de dentro da residência ou da casa de amigos e parentes;
• Perda de sono ou apetite, insônia, intercalada com períodos de sono demorado.
Naturalmente, que os comportamentos acima arrolados devem ser considerados como interativos e não isoladamente.
Por sua vez, vejamos quais as características e reações do indivíduo que fuma maconha:
SINAIS ESPECÍFICOS DO USUÁRIO DE CANNABIS
Sintomatologia: Não podemos ser taxativos quanto aos sintomas do abuso de drogas, mesmo da maconha, que é considerada como uma droga leve. Todavia, entre os efeitos imediatos de usar maconha incluem: aceleração dos batimentos cardíacos, desorientação (perda da noção de tempo e de espaço), falta de coordenação motora, frequentemente seguidos por depressão ou sonolência. Alguns usuários sofrem de ataques de pânico ou ansiedade.
Boca seca, falta de saliva, tagarelice, excitabilidade, olhos vermelhos, pupila dilatada, pode ter alucinações, redução das habilidades relativas à atenção, memória e aprendizagem; frequentes risadas.
A fumaça da maconha contém 50% a 70% mais substâncias cancerígenas do que a fumaça do tabaco. Uma ampla pesquisa relatou que um único baseado poderia causar tanto dano aos pulmões quanto 5 cigarros comuns fumados um atrás do outro. Fumantes crônicos de maconha frequentemente sofrem de bronquite, ou seja inflamação do trato respiratório. Certamente por isso, estão normalmente pigarreando ou tossindo.
Ao final dos efeitos da maconha, o usuário, ficará efetivamente sonolento, e geralmente dorme um sono curto ou não, quando acorda sente um súbito aumento de apetite (busca por doces, principalmente).
Não é à toa que os policiais durante uma busca pessoal no suspeito de ter abusado de maconha, observa em primeiro lugar as pupilas dilatadas, fareja o odor de erva nos dedos, o escurecimento das unhas e por derradeiro manda o mesmo cuspir. Geralmente, o indivíduo após ter fumado a “ erva maldita” não consegue produzir saliva, pois a boca está ressecada pela fumaça da maconha.
Aspectos físicos: O usuário pode apresentar dentes escurecidos, odor de relva queimada nas roupas e no local onde usa o cânhamo, presença de vegetal cinza esverdeado triturado com pequenas sementes lisas, restos de cigarros feitos a mão, dedos manchados, unhas manchadas e com forte cheiro de erva. Guarda entre seus pertences apetrechos como: cachimbos, fósforos, colírio para normalizar os olhos vermelhos, papel-seda para fazer os cigarros (baseados),
Efeitos da Maconha a Longo Prazo
• Baixa resistência a doenças comuns (resfriados, bronquite, etc.)
• Supressão do sistema imunológico
• Distúrbios de crescimento
• Aumento de células de estrutura anormal no corpo
• Redução dos hormônios sexuais masculinos
• Destruição rápida das fibras dos pulmões e lesões (feridas) cerebrais que poderão ser permanentes
• Capacidade sexual reduzida
• Dificuldades de estudo: menor capacidade para aprender e reter informação
• Incapacidade para compreender as coisas de forma clara.
Não queremos satanizar o uso da maconha, pois é sabido que existem certos canabinoides que não provocam alucinações e, que são uteis como inibidores de náuseas entre outras indicações terapêuticas. Entretanto, nem por isso vamos beatificar o tóxico, transformando-a na “Santa Maconha”, a panaceia de todos os males.
Temos que saber aproveitar o melhor da planta, contudo, não podemos concordar com a banalização do uso da maconha por todos os efeitos danosos aqui descritos.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.