OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
12/12/2023 às 07:45

Exclusivo: Tesouro submerso na Laguna Mundaú pode salvar bairros atingidos pela mineração da Braskem

Volumes de dejetos são lançados na lagoa diariamente provocando poluição e assoreamento - Foto: Ailton Cruz - Gazeta de Alagoas Volumes de dejetos são lançados na lagoa diariamente provocando poluição e assoreamento - Foto: Ailton Cruz - Gazeta de Alagoas

Deixando de lado as profundezas do esquema com a areia branca do Francês, onde peixes graúdos estão sem dormir, que tal utilizar a areia da laguna Mundaú para preencher as minas da Braskem? Simples, fácil, prático, muito mais rápido e econômico, mas... extremamente mais burocrático, porque o processo de licença ambiental demoraria muito tempo (foi o que ouvi de uma fonte segura, que pediu anonimatopor que pediu?).

Mas como é possível que alguém não tenha pensado nisso antes, de tirar areia da laguna e, ali mesmo, preencher as minas? Seria mão na roda, já que a última dragagem da Mundaú aconteceu em 1988, no governo Fernando Collor. Ou seja: são 35 anos sem dragagem e sem limpeza. A laguna está assoreada e poluída. E aí: é crime ou não é?

Não sou repórter investigativo, mas procurei saber e descobri que a Braskem tem interesse na compra da areia da laguna. Perguntei à fonte o porquê de não terem pensando nisso antes. Resposta: "esse fato foi conversado, mas a resposta da licença seria dada num prazo estimado de 18 meses e sem garantia de autorização. A Braskem não teria esse tempo para esperar".

Mas como assim, se está assoreada? Ambientalistas, pesquisadores, técnicos, políticos, que tal uma trégua nesse sentido. Se pôde construir o luxuoso condomínio Laguna dentro do mangue, porque não pode desassorear a laguna para evitar a catástrofe que está sendo vendida como o maior desastre socioambiental do planeta?

A laguna que pede socorro, há décadas, aos olhos de todos, tem areia de sobra para evitar que outras minas colapsem. E tão importante quanto, que evite sua própria destruição, caso os "maracanãs subterrâneos" engulam tudo e soterrem a laguna (seria o caos).   

Com a palavra os ambientalistas e os pensantes dos órgãos competentes – entre outros seres vivos, vulgos cabeças de bagre. Ah... o Bagre, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, está em extinção na laguna Manguaba, no Pilar. É outro crime ambientalMisericórdia! 

SUGESTÃO: Há tanta areia por baixo das águas poluídas nas lagunas que sugiro, caso a dragagem aconteça para preencher as minas, que os recursos advindos sejam utilizados para dragagem e limpeza completa de todo o complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba. Tem tanto dinheiro (em moeda de areia) que as outras partes poderiam ser divididas para a compra de equipamentos para pescadores e marisqueiros, para a duplicação da BR-242, que liga a AL-125 (Marechal Deodoro) à BR-316 (Pilar) e, com toda a certeza, para a construção das imprescindíveis barragens nos municípios margeados pelos rios Mundaú e Paraíba, onde cidades têm sofrido seguidas catástrofes durante o inverno, matando pessoas, animais e destruindo casas e comércios.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.