OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
07/03/2021 às 19:19

Sem vacina e com o povo que temos, toda decisão será questionada

O novo decreto estadual, que vale a partir da meia noite deste domingo, contará com o apoio de uma parte da população, de religiosos e atletas que frenquentam academias. Mas certamente não terá nem 10% do apoio dos donos de bares e restaurantes, claramente o setor mais afetado com a decisão do Governo. Casas de shows e eventos não há como defender, pelo óbvio da aglomeração.


Num texto anterior, antes do decreto da última quinta-feira, eu havia chamado a atenção de que o governador não poderia errar. “Não erre, Governador”. Foi o que alertei. Mas como não errar, se diante de nós está uma problemática que não há como ser resolvida quando não se tem vacina para todos e quando dependemos da colaboração de uma nação fora dos padrões éticos, morais e comportamentais?


Sou fã de Confúcio e quem me segue aqui vez ou outra se depara com alguma frase do maior pensador chinês de todos os tempos. Disse ele: Sabedoria, Compaixão e Coragem são as três qualidades morais, universalmente reconhecidas pelos homens”.


Neste momento, amigas e amigos, não temos nenhuma das referidas qualidades. Não há como ter, pois estamos diante de uma guerra de poder. De um lado extremistas contra e pró-Bolsonaro; dos governos com suas medidas restritivas com os comerciantes que não aceitam fechar ou reduzir os horários dos seus estabelecimentos; do imbecil que não respeita as normas de segurança com o que faz o alerta. 


O coronavírus é um problema coletivo. É o meu ato ou o seu que pode mudar o ciclo das vidas (minha, sua e de tantos outros).


Impossível opinar com sabedoria. Ninguém tem coragem de enfrentar todos os desafios para evitar um contágio e nossa compaixão se vai quando a cada minuto temos a notícia de mais uma morte.


Na terça o governador fará um novo pronunciamento. Pelo gráfico de óbitos e casos registrados é provável que Alagoas tenha 100% dos leitos públicos comprometidos com pacientes positivados pelo coronavírus. Fechando ou não; diminuindo o fluxo ou não; não venceremos esta guerra sem vacina para todos e com o povo que temos.


As medidas “duras” do novo decreto, elevando Maceió e as regiões Norte, Sul, Zona da Mata e Metropolitana para a fase laranja e o Agreste e Sertão com o fechamento dos serviços não essenciais estavam na programação do Estado, desde o final de janeiro. 


Infelizmente o futuro é incerto. Com sabedoria, coragem e compaixão teremos mais chance. Com extremismo, acirramento e desdém com a pandemia, seremos presas fáceis.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.