OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de maio de 2024

Colunistas

Myla Fernandes Myla Fernandes
É jornalista por formação, assessora de comunicação que cobre entretenimento no estado de Alagoas
30/01/2024 às 11:14

Rasgando o Couro Rock Maracatu anuncia participações especiais para o desfile oficial do bloco

Divulgação Divulgação

"Se ainda parece futuro mergulhar no Carnaval, bota a alma pra salgar, prepare o batuque eu vou chegar...". E é nesse clima, às vésperas das prévias carnavalescas, que o bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu anuncia as suas participações especiais: a cantora Ana Canãs e os talentosos artistas alagoanos Telma César e Fidellis. O bloco desfilará no próximo domingo, dia 04 de fevereiro, a partir das 13h, nas orlas da Pajuçara e Ponta Verde.

O tema escolhido para este ano é "Nordeste, minha nação", e a identidade visual é assinada por Myrna Maracajá, artista plástica, pintora e muralista. A proposta é celebrar as raízes nordestinas, que traz como referências o orgulho da cultura e da tradição local, reforçando também a força do maracatu como expressão cultural alagoana.

Segundo Fernanda Guimarães, vocalista do RCRM, é uma grande satisfação ter como participações especiais artistas tão competentes e que celebram a cultura nordestina de forma tão excepcional. "Fidellis e Telma César são dois músicos importantes em nosso estado, com talento de sobra, e é uma honra tê-los conosco. E a Ana Cañas, que faz um trabalho sensacional celebrando a obra e vida do cearense Belchior, é uma adição especial ao evento."

O bloco é totalmente gratuito e sem cordas, convidando todos a se juntarem para celebrar a chegada de mais um Carnaval. Apesar de ser um evento gratuito, o Rock Maracatu realiza a venda de alguns kits com abadás e copos para aqueles que quiserem colaborar com os custos gerados pelo projeto. Os kits poderão ser adquiridos pelo Sympla ou no stand do bloco, montado em frente ao Kinoplex, no Maceió Shopping.

Sempre valorizando a cultura popular e abordando temas relevantes e atuais, o grupo possui músicas autorais que destacam as bandeiras da diversidade, feminismo, luta contra o racismo, como "Meu maracatu é arma", “Pontal ao Jaraguá", "O batuque é delas", "Rockbatucada" e Maracatema. Todas disponíveis nas plataformas de streamings musicais.

Ana Cañas:

Cantora paulista, iniciou sua carreira em 2007 com o álbum "Amor e Caos", sendo aclamada como revelação musical. Ao longo dos anos, lançou álbuns como "Hein?" (2009) e "Todxs" (2018), este último indicado ao Grammy Latino.

Ela também homenageou Belchior com o projeto "Ana Cañas Canta Belchior", que resultou em álbuns de estúdio (2021) e ao vivo (2023), recebendo prêmio de "Show do Ano" em 2022. A homenagem incluiu a inédita "Um Rolê No Céu". A carreira de Ana Cañas destaca-se pela expressão feminista, abordando temas como violência de gênero.

Essas músicas não só revelam o talento do grupo, mas também permitem que as pessoas se conectem e entrem no clima animado e cultural proporcionado pelo bloco. Conhecer as canções antes do desfile permite que os foliões participem desde o início, cantando e se divertindo em sintonia com o RCRM.

Telma César​

Artista versátil da música e dança, destaca-se pela fusão de ambas, com raízes na cultura popular alagoana. Iniciou na banda Comadre Florzinha nos anos 1990 e desde então colaborou com diversos artistas nacionais e internacionais. Reconhecida por promover a cultura alagoana, participou do projeto Sonora Brasil "Líricas Femininas" em 2022. Sua interpretação de "Grande Poder" de Mestre Verdelinho na novela Mar do Sertão evidencia sua contribuição cultural. Atualmente, realiza shows em Maceió e trabalha no projeto autoral "Encarnada".

Fidellis

Músico talentoso que toca sanfona e canta baião. Ele é reconhecido como uma das figuras importantes no forró de Alagoas. Ele se destaca por estudar a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e também por suas próprias músicas, que trazem uma experiência única inspirada na música popular nordestina com influências da vida à beira-mar.

Serviço:

    O quê? Desfile do Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu

    Quando? Domingo, 04.02

    Que horas? Concentração a partir de 12h e desfile às 13h

   Onde? Concentração nas imediações do Hotel Enseada - Pajuçara.

    Compre seu abadá: https://www.sympla.com.br/evento/bloco-rasgando-o-couro-rock-maracatu-2024/2291428?referrer=www.google.com

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.