OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Colunistas

Myla Fernandes Myla Fernandes
É jornalista por formação, assessora de comunicação que cobre entretenimento no estado de Alagoas
26/05/2022 às 18:19

Nerds de Alagoas comemoram o dia mundial da toalha

Divulgação Divulgação

Segundo Douglas Adams, em seu livro "O guia do mochileiro das galáxias" só existe um item que não se pode esquecer, quando se viaja pelo espaço: A toalha.  Essa expressão deu força a maior data comemorativa do cenário nerd em todo o planeta, assim como a premiere do primeiro filme da série Star Wars, episódio IV, uma nova esperança,  de 25 de maio de 1977. O segmento nerd tem se espalhado por todo o planeta e a data comemorativa ressalta o direito de qualquer pessoa ser um nerd ou geek, sem se preocupar com o preconceito que antes era comum por aqueles que não conheciam o segmento. 

Em Alagoas, diversas associacoes do cenário nerd, dispararam em suas redes sociais uma campanha em homenagem ao dia mundial do orgulho nerd, uma vez que o cenário no estado tem se fortalecido, através da conquista de direitos e da execução de políticas públicas voltadas a cultura nerd, a exemplo do dia municipal da cultura nerd, que já é lei em Maceió e são Miguel dos campos, dos festivais da cultura nerd, com edição em Maceió e Arapiraca, o projeto juventude conectada, que tem polo implantado em colônia Leopoldina, são Miguel dos campos, Arapiraca e Maceió e o projeto de lei em andamento para regulamentar o dia estadual da cultura nerd. 

Para o presidente da associação alagoana de Role-playing game, Marcus Kelly, a cultura nerd tem se avolumando em resposta a necessidade da população em se adaptar a nova rotina trazida pela pandemia.

 "Antes da pandemia a cultura nerd ainda era um segmento de nicho, consumido de forma sutil pela população, que não entendia o significado de ser nerd, com a pandemia, foi preciso aprender os nossos costumes, se conectar a esse universo infinito através das redes sociais, das plataformas de streamers, do cinema. A associação Alagoana de RPG existe há 3 anos, porém em 2022 tem crescido muito mais que nos anos anteriores", contou Marcus.

Já para o presidente da Associação Alagoana da cultura nerd, Jefferson Diniz, o dia do orgulho nerd é uma data de reflexão, de entender que todas as expressões culturais tem seu valor, independente do posicionamento dos que não compreendem sua importância. 

"Atualmente em Alagoas existem 7 associações voltadas a cultura nerd, são mais de 13 ramificações desse segmento e o número de associados tem crescido a cada encontro. O primeiro festival da cultura nerd em Maceió reuniu 16 mil pessoas, já em Arapiraca foram 8 mil jovens no festival, são mais de mil e duzentos artistas inscritos no juventude conectada, além de tantos que ainda não conseguimos alcançar. Tudo isso porque aprendemos que é nossa opinião sobre o que conquistamos que importa, do contrário não teríamos avançado tanto", ressaltou o presidente.

O proximo festival está previsto para julho em Maceió, em comemoração ao dia municipal da cultura nerd.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.