Segundo Douglas Adams, em seu livro "O guia do mochileiro das galáxias" só existe um item que não se pode esquecer, quando se viaja pelo espaço: A toalha. Essa expressão deu força a maior data comemorativa do cenário nerd em todo o planeta, assim como a premiere do primeiro filme da série Star Wars, episódio IV, uma nova esperança, de 25 de maio de 1977. O segmento nerd tem se espalhado por todo o planeta e a data comemorativa ressalta o direito de qualquer pessoa ser um nerd ou geek, sem se preocupar com o preconceito que antes era comum por aqueles que não conheciam o segmento.
Em Alagoas, diversas associacoes do cenário nerd, dispararam em suas redes sociais uma campanha em homenagem ao dia mundial do orgulho nerd, uma vez que o cenário no estado tem se fortalecido, através da conquista de direitos e da execução de políticas públicas voltadas a cultura nerd, a exemplo do dia municipal da cultura nerd, que já é lei em Maceió e são Miguel dos campos, dos festivais da cultura nerd, com edição em Maceió e Arapiraca, o projeto juventude conectada, que tem polo implantado em colônia Leopoldina, são Miguel dos campos, Arapiraca e Maceió e o projeto de lei em andamento para regulamentar o dia estadual da cultura nerd.
Para o presidente da associação alagoana de Role-playing game, Marcus Kelly, a cultura nerd tem se avolumando em resposta a necessidade da população em se adaptar a nova rotina trazida pela pandemia.
"Antes da pandemia a cultura nerd ainda era um segmento de nicho, consumido de forma sutil pela população, que não entendia o significado de ser nerd, com a pandemia, foi preciso aprender os nossos costumes, se conectar a esse universo infinito através das redes sociais, das plataformas de streamers, do cinema. A associação Alagoana de RPG existe há 3 anos, porém em 2022 tem crescido muito mais que nos anos anteriores", contou Marcus.
Já para o presidente da Associação Alagoana da cultura nerd, Jefferson Diniz, o dia do orgulho nerd é uma data de reflexão, de entender que todas as expressões culturais tem seu valor, independente do posicionamento dos que não compreendem sua importância.
"Atualmente em Alagoas existem 7 associações voltadas a cultura nerd, são mais de 13 ramificações desse segmento e o número de associados tem crescido a cada encontro. O primeiro festival da cultura nerd em Maceió reuniu 16 mil pessoas, já em Arapiraca foram 8 mil jovens no festival, são mais de mil e duzentos artistas inscritos no juventude conectada, além de tantos que ainda não conseguimos alcançar. Tudo isso porque aprendemos que é nossa opinião sobre o que conquistamos que importa, do contrário não teríamos avançado tanto", ressaltou o presidente.
O proximo festival está previsto para julho em Maceió, em comemoração ao dia municipal da cultura nerd.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.