Ser selecionado para o evento
referência na moda alagoana é uma emoção e tanto. No último dia 12 de abril (quarta-feira), os sentidos de todos que se inscreveram no
edital 2023 do Projeto Renda-se estavam à flor da pele, aguardando o momento em
que os nomes dos estilistas e estudantes de moda fossem revelados durante a
live transmitida ao vivo pelo instagram @rendasealagoas.
A live - O trio escolhido para divulgar a lista dos selecionados foi formado por Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, grande patrocinador do evento; o estilista e designer Fernando Perdigão, diretor criativo nesta edição 2023 e Alina Amaral, designer, bordadeira e jornalista especializada em moda, que assina da produção executiva do evento.
Na categoria Estilistas foram 10 os selecionados: Ariane Pita, Dely Teodoro , Maria Rejane Pimentel, Marciano, Lumma Luz, Derravera, Giulio Marques, Fiama Pimentel, Itallo Ehllers e Mareu. Na categoria estudantes de moda vão estar na passarela looks criados por Anabea Brandão, Angela Dowsley, Lu Balestero, Gisele Ataíde e Lua Rosa.
Cada um dos escolhidos apresentou 7 looks inspirados nos temas: Meu Nome é Gal, Pronto a Vestir, Alagoando, Sol Girassol, Milagres, Sertão e Santo Mar. O projeto prevê verba para compra de matéria-prima, serviços de costura e aquisição de material diferenciado e / ou customizações. Os participantes também receberão verba referente à cessão dos direitos autorais e ainda concorrerão a prêmios: R$ 5.000,00 (estudante) e R$ 10.000,00 (estilista profissional). Importante ressaltar que os looks deverão apresentar elementos artesanais, como pintura, bordado, crochê, renda singeleza e, obrigatoriamente o uso do filé na sua concepção.
Importante destacar o universo diverso do Renda-se 2023 e a presença preponderantemente feminina entre os selecionados. Há também uma elasticidade no que diz respeito ao quesito idade. Compartilharão da mesma passarela estilistas e futuros profissionais entre 21 e 60 anos. Outro aspecto que chama a atenção é participação de representantes da capital e do interior do estado e de estudantes 3 instituições – SENAI, SESI e ETA – que tem foco especial na moda alagoana.
Todos os que venceram o processo de seleção vão receber mentoria durante o processo de execução dos projetos e em setembro haverá pela primeira vez o desfile presencial em passarela montada no histórico bairro de Jaraguá. Palestras e exposição dos looks também fazem parte da programação da edição deste ano.
A produtora executiva Alina Amaral comenta: “o número de inscritos e a qualidade dos projetos surpreendeu a todos do Renda-se, isso reforça o grande valor criativo dos Alagoanos e a confiança ao Projeto que tem como essência reforçar e resgatar nossa ancestralidade a partir das manualidades e capacidade criativa e realizadora.
A lista diversa de criadores autorais nas mais diversas técnicas (filé, crochê, ponto de cruz, singeleza, manipulação têxtil , bordados) e estética é o futuro para a moda no mundo, o que move este mercado potente não é apenas os números do fast fashion, mas especialmente a identidade e o Brasil entendeu esse processo: somos particulares e é este o futuro da moda . O Renda-se se move neste sentido e os criadores alagoanos também. “
Fábio Elias complementa:“Alagoas tem sido o berço de tantos designers talentosos, artistas, marcas e tendências ao longo dos anos, que pensamos que é hora de amplificar e honrar cada trabalho, cada participante selecionado. Adotamos diferentes estilos e pontos de vista, por isso, somos diversidade, somos tendências, somos inclusão, somos sustentabilidade, somos Renda-se 2023!”
O patrocinador – o projeto que está mobilizando e movimentando a moda alagoana acontece graças ao patrocínio do Magazine Luiza. Fundada em 1957, o Magazine é um dos maiores varejistas do Brasil e tem mais de mil lojas espalhadas pelo território nacional. Nos últimos anos a empresa vem investindo fortemente em projetos sociais e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento e solidificação da economia criativa brasileira.
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