OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de outubro de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
10/06/2024 às 08:30

Dobradinha PP e MDB mostra que o crime eleitoral compensa

Vem de Porto Real do Colégio, na divisa de Alagoas com Sergipe, mais um péssimo exemplo do sistema eleitoral brasileiro, desta vez capitaneado pelo PP, de Arthur Lira, e o MDB, de Renan Calheiros. Logo de quem...

A lorota é simples de entender. O TSE anulou todos os votos dos vereadores eleitos pelos dois partidos (PP e MDB), nas eleições de 2020, por usar candidaturas femininas fictícias, fraudando a cota de gênero. Detalhe: a punição não atingiu o prefeito Aldo Enio Borges, o Aldo Popular, eleito pelo MDB. Eleito, obviamente, com o suporte da bancada do legislativo municipal. Bem... deixa para lá. Ele tem só o ensino fundamental completo, mas comanda o município com a popularidade em alta. É um vencedor (sic).

Daí, a pena máxima atribuída aos partidos e políticos envolvidos foi remarcar o pleito sem nenhuma penalidade para as siglas. A única sanção (pena) foi para as cítricas mulheres (laranjas). No mais, não quiseram nem saber de quem foi a culpa (estranho).

Veja como a Justiça Eleitoral é bruta: Dudu Hollanda (ex-vereador por Maceió e deputado estadual) foi proibido de disputar a próxima eleição e pagou castigo de anos de inelegibilidade por ter mordido a orelha de uma pessoa (amigo de longas datas), numa briga de bar. Não teve nada com esquema político. (ah, brasil!!!)

Voltando para o caso da fraude confirmada. Com 30% de abstenção nas urnas, ontem 10.385 eleitores de Porto Real do Colégio elegeram 5 vereadores do PP e 5 do MDB. A outra vaga ficou para o PSB. O TRE considerou a eleição tranquila, com comparecimento dentro dos níveis esperados. Com relação aos vitoriosos do pleito de 2020, alguns voltaram às urnas e venceram, outros perderam e alguns não disputaram.

É a mesma normalidade que se espera da tão badalada aliança do Artur com Renan, para a eleição de 2026. Neste caso o TSE não terá nada AV (com abreviação mesmo, pra manter o nível da coisa).  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.