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Maceió/Al, 18 de outubro de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
15/07/2024 às 09:50

O eleitor aprendeu a responder pesquisa

Essa pesquisa é contratada por quem, pra eu saber como falar a resposta? Homi!!!

Esse questionamento (real) é a base do texto de hoje. Ouvi do coordenador de um dos institutos de pesquisa de Alagoas. Daí, aprofundei o assunto com ele e outros colegas do ramo das pesquisas e amostras. Sim!!! São vendidas como pesquisa, mas a maioria é de amostras.

Um dos gargalos – para contratantes, políticos e eleitores – tem sido a multiplicação de institutos. Com isso, o eleitor – desconfiado e abusado – já aprendeu a responder como entende. Os relatos são claros (e preocupantes para contratantes e políticos), do risco que é bombardear as localidades com pesquisa. E por que bombardear? Porque o mesmo contratante paga duas, três e até quatro institutos numa mesma cidade. Esse tira-teima tem gerado estresse no eleitor e a desconfiança de quem contrata. Fica complicado saber se o erro está na qualidade do serviço prestado ou na resposta do eleitor saturado.

A questão é: como o eleitor aprendeu a mentir na pesquisa, será que vai mudar de ideia na urna?

Assim, segue um alerta para os candidatos: cuidado com o voto do povo, que está tão traiçoeiro quanto o voto para eleger Mesa nas câmaras de vereadores do AINDA colonizado (politicamente falando) Estado de Alagoas.

Aos compradores de votos (se é que existesic), lembrem-se que o produto pode ser vendido para mais pessoas. É como a tal “fidelidade partidária”, bastante utilizada pelos candidatos pela facilidade da vitória ou pelo preço da recompensa financeira por aceitar disputar “ajudando a chapa”.

Eleitor e cidadão (ã) não são os mesmos quando o assunto é votar.

Nem todo instituto faz pesquisa e esse detalhe faz toda diferença. Todos perdem, menos o eleitor. Já o povo… aprendeu a também trair.

Simples assim. Difícil é garantir o voto

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